mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 1 – BIO – ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – 53_2025
Período: 21/07/2025 08:00 a 14/09/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 4,00
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 15/09/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
  ↵

Considere o excerto a seguir:

“As três fases do processo laboratorial são de suma importância para rastrear, corrigir e prevenir os erros cometidos. A fase pré-analítica é responsável por 60 a 90% dos erros, iniciando com a solicitação do exame até o momento em que o mesmo vai ser analisado no laboratório. Na fase analítica, sendo 15% dos erros laboratoriais, ocorre a análise do material coletado e o fluxo de dados. A fase pós-analítica com 23,1% dos erros, se inicia com a obtenção de resultados das análises, interpretação médica, diagnóstico final e o tratamento, caso preciso”.

Fonte: https://book.uniguacu.edu.br/index.php/renovare/article/view/503. Acesso em: 30 jan. 2023.
Sobre as fases analíticas e os erros laboratoriais, analise as afirmativas a seguir:

I. Na fase pré-analítica, a coleta é considerada uma das etapas mais importantes.
II. Na fase analítica, a automação minimiza a ocorrência de erros, promovendo segurança para as análises.
III. Na fase pós-analítica, o envio de um resultado errado a um médico pode levar a um diagnóstico incorreto.
IV. Nas fases pré, pós e analítica, o laboratório clínico deve garantir a confiabilidade das análises realizadas e dos resultados emitidos.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
Considere o excerto a seguir:

“A concentração normal de glicose no sangue é de aproximadamente 100 mg/dL (miligramas por decilitro) de sangue. Após uma refeição, a quantidade de glicose no sangue aumenta, o que ativa os mecanismos reguladores que levam a glicemia de volta a um valor próximo de 100 mg/dL.”

Fonte: STANFIEL, C. L. Fisiologia humana. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. p. 12.
Nesse caso, o mecanismo de controle da glicemia ocorre através da liberação de:
ALTERNATIVAS

Cortisol.

Insulina.

Tiroxina.

Glucagon.

Adrenalina.

3ª QUESTÃO
A hematopoiese é o processo pelo qual as células do sangue são formadas. Originam-se de células troncos capazes de se diferenciarem em eritrócitos, leucócitos e plaquetas. O processo ocorre, inicialmente, no saco vitelínico no 15º dia da formação do feto. De acordo com Antunes et al. (2019, p. 264):
“À medida que o feto se desenvolve, as células entram na circulação, e o fígado torna-se o principal órgão de produção hematopoiética. Como a taxa de produção de células brancas nesse órgão é baixa, o baço, os linfonodos e o timo também começam a produzir células sanguíneas, nesses dois últimos, células específicas da linhagem linfonoide. Enquanto a hematopoiese se mantém nesses órgãos e linfonodos, aproximadamente do 5º mês de gestação até o nascimento, o processo se inicia também na medula óssea. A partir da terceira semana do nascimento da criança, a hematopoiese fica restrita à medula óssea, em praticamente todos os ossos, onde permanece por toda a vida, em situações normais”.
ANTUNES, S. R. et alHematologia Clínica. Porto Alegre: SAGAH, 2019.
A produção de células pelo baço, pelos linfonodos e pelo timo, juntamente com o fígado, caracteriza a fase:
ALTERNATIVAS

Linfoide.

Mieloide.

Pré-hepática.

Pós-hepática.

Hepatoesplênica.

4ª QUESTÃO
“A anemia é uma doença que provoca a diminuição do volume de hemácias ou de hemoglobina no sangue devido à carência de vários nutrientes considerados essenciais para o organismo, dentre eles o ferro, o ácido fólico, o folato e a vitamina B12. A baixa quantidade de hemácia ou hemoglobina provoca cansaço, sonolência e palidez, afetando o transporte e a eritropoiese no organismo”.
Fonte: https://www.researchgate.net/publication/338282126_Anemias_carenciais_Como_eu_trato. Acesso em: 18 jan. 2023.
Em relação à carência de nutrientes e ao desenvolvimento da anemia, analise as afirmativas sobre a atuação dos nutrientes na eritropoiese:

I. O folato atua na mitose celular das hemácias.
II. A vitamina B12 atua na proliferação das hemácias.
III. O ferro atua no processo de maturação e hemoglobinização das hemácias.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO
O Exame Parasitológico de Fezes pode sofrer interferência de vários compostos, podendo ser fármacos ou não, além disso, “a amostra fecal pode ainda apresentar contaminação por outros artefatos microscópicos que são lançados na amostragem após a colheita do material. Essa contaminação pode ocorrer devido à vidraria suja ou outros organismos, como larvas de dípteros, grãos de pólen, leveduras, entre outros”.
​Fonte: OLIVEIRA, A. M. C. de. Parasitologia clínica. 7. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2021.
​Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre as interferências que podem ocorrer no Exame Parasitológico de Fezes, analise as afirmativas a seguir:

I. Conservantes na amostra devem ser sempre utilizados.

II. O tratamento com antibióticos ou antimaláricos pode prejudicar o exame.

III. A utilização de laxantes, antiácidos, iodo, contrastes contendo bário, interferem nos resultados.

​É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO
Os métodos indiretos recebem esse nome porque indicam a presença de moléculas que só poderiam estar ali presentes caso o parasita também esteja presente, ou estivesse presente algum tempo atrás. A técnica de imunodifusão “corresponde à técnica na qual há a formação de um precipitado para que seja detectado o complexo. Pode-se dividir este método em duas abordagens: difusão simples e dupla”.
​Fonte: SIQUEIRA-BATISTA, R. Parasitologia: fundamentos e prática clínica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020.
​Considerando as informações apresentadas e os seus conhecimentos sobre a técnica de imunodifusão, analise as afirmativas a seguir:

I. Na Técnica de Imunodifusão, o anticorpo e o antígeno são colocados sobre um suporte.

II. Na técnica de Imunodifusão, quando o complexo se forma, se torna grande demais para passar pelos poros do gel e acaba ficando retido.

III. Na técnica de Imunodifusão, o precipitado, ao se concentrar na região de sua formação, se torna visível, permitindo sua observação e positividade do teste.

IV. Na técnica de Imunodifusão, os anticorpos específicos para o parasito examinado ficam aderidos a esferas de látex, à medida que os anticorpos se ligam aos antígenos no parasito, formam-se complexos cada vez maiores.

​É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

7ª QUESTÃO
“Estima-se que no Reino Fungi existam seis milhões de espécies distribuídas pelo mundo e, elas variam, desde espécies comestíveis até aquelas que podem afetar os seres humanos de diversas formas, causando doenças, as micoses. O gênero Cândida possui uma gama em variedades de espécies de importância clínica e biológica.” Quando referimos a patologia, encontramos a candidíase cutânea ou mucosa e a candidíase sistêmica.
​Fonte: DE MELO, I. S. F et al. Candida SP, uma breve revisão bibliográfica. RECISATEC-REVISTA CIENTÍFICA SAÚDE E TECNOLOGIA-ISSN 2763-8405, v. 2, n. 5, p. e25129-e25129, 2022. D
​Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre a candidíase cutânea e a sistêmica, analise as afirmativas a seguir:

I. As amostras de soro ou LCR são utilizadas nas metodologias de imunodifusão e ELISA  com a finalidade de determinar anticorpos específicos contra Cândida.

II. A invasão local por pseudo-hifas e leveduras ocorre devido ao aumento no número local de Cândida, relacionada a lesão da pele ou até mesmo do epitélio, caracterizando a candidíase cutânea.

III. O sistema imunológico tem como finalidade a defesa do nosso organismo, porém, quando o microrganismo entra na corrente sanguínea e os fagócitos do hospedeiro não conseguem conter o crescimento e a disseminação das leveduras, ocorre a candidíase sistêmica.

IV. Os testes com pus ou tecidos infectados podem permitir a observação microscópica do fungo, bem como serem a base para o cultivo, nos casos de candidíase, estes sorológicos indicam que, quando títulos significativos de anticorpos são detectados, a doença ativa está presente.

​É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

8ª QUESTÃO
É um método de detecção de autoanticorpos, por exemplo, anticorpos antinucleares. Antígenos expressos em células ou tecidos são fixados em uma superfície/lâmina. O soro do paciente é então adicionado na superfície para que anticorpos contra o antígeno pesquisado se liguem, formando um sítio de ligação antígeno-anticorpo.
​Fonte: Adaptado de: Técnicas. Euroimmun,s.d. Disponível em: https://curt.link/IFY7I6. Acesso em: 17. Abr. 2023.
​Considerando as informações apresentas, o método de detecção de autoanticorpos retratado é:
ALTERNATIVAS

Elisa.

Aglutinação.

Hemaglutinação.

Imunofluorescência direta.

Imunofluorescência indireta.

9ª QUESTÃO

A avaliação das características físicas da urina corresponde a aspectos básicos que podem ser observados a olho nu, sendo: cor, volume, aspecto e densidade. Essas informações são importantes e podem auxiliar o analista no momento da avaliação do sedimento.

​Universidade Cesumar – UniCesumar. Núcleo de Educação a Distância. LOURENZI, Elder Ferri; BARBOSA, Juliana Ferreira; GONÇALVES, Maria Carolina Stipp. Citopatologia e Uroanálise / Elder Ferri Lourenzi, Juliana Ferreira Barbosa, Maria Carolina Stipp Gonçalves; organizador: Fabiane Horbach Rubin. – Indaial, SC: Arqué, 2023.

Sobre a avaliação física da urina, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

A presença de sangue em altas concentrações não é capaz de alterar a cor da urina.

Quanto maior a densidade da urina, mais concentrada e, quanto menor a densidade, mais diluída.

A coloração amarelada da urina está relacionada à excreção de proteínas, quanto mais concentrada a urina, mais escura.

A presença de elementos como glicose, sódio, potássio e outros minerais pode ser responsável pela turbidez das amostras urinárias.

O volume de urina excretado em pessoas sadias não tem nenhuma relação com a alimentação, exercício físico, temperatura ambiente, idade, sexo e principalmente com a quantidade de líquido ingerido.

10ª QUESTÃO

As bactérias se reproduzem por fissão binária, processo em que uma célula parental se divide, originando duas células-filhas. Pelo fato de uma célula originar duas células-filhas, é referido que as bactérias realizam crescimento exponencial. A proliferação e o crescimento bacteriano dependem de vários fatores, entre eles podemos citar: atmosfera, temperatura, pH e fornecimento de substratos.

Fonte: adaptado de: LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. McGraw Hill Brasil, 2016. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=OFDWCwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=crescimento+bacteriano+microbiologia&ots=tEA_SRl1Ng&sig=Obj9hi5PPnkLyK6sIx6zEjIOlTg#v=onepage&q=crescimento%20bacteriano%20microbiologia&f=false. Acesso em: 29 jun. 2023.

Com base nas informações apresentadas e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:

I. A existência de oxigênio, independente da disposição em quantidades, induz nas circunstâncias de crescimento.
II. As bactérias patogênicas que apresentam crescimento em temperatura entre 20º e 40ºC são classificadas como mesófilas.
III. O tipo de metabolismo que a bactéria usufruíra para a deterioração dos substratos e o fornecimento de energia será influenciado pela presença ou ausência de oxigênio.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *