mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 2 – ECIV – ESTRUTURA DE AÇO E MADEIRA – 52_2025
Período: 27/05/2025 08:00 a 06/07/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 07/07/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
As ligações do tipo corte estão submetidas a diversos tipos de falha. Dentre as possíveis falhas dessas ligações encontra-se a falha por pressão de apoio ou rasgamento da chapa. Diante disso, avalie a resistência desse tipo de falha para a ligação a seguir. Considere que a peça tracionada é constituída por uma chapa de aço MR250 (fu = 400 MPa) de dimensão 12,7 x 152,4 mm. Ela é conectada a uma chapa gusset de mesmo tipo de aço, com 9,53 mm de espessura, por parafuso comum A307 de diâmetro igual a 19 mm. Os furos da chapa são do tipo padrão e foram executados por puncionamento. A deformação no furo para forças de serviço são limitação de projeto.



​Assinale a alternativa mais próxima à correta que apresenta a força a partir da qual a ligação sofrerá falha por pressão de apoio ou rasgamento da chapa.
 
ALTERNATIVAS

128,76 kN.

219,74 kN.

272,94 kN.

348,50 kN.

386,28 kN.

2ª QUESTÃO
Os primeiros estudos teóricos sobre instabilidade foram executados pelo matemático suíço Leonhardt Euler (1707- 1783) que abordou o equilíbrio de uma coluna comprimida na posição deformada com deslocamentos laterais (PFEIL, 2009).

 

Fonte: PFEIL, Walter. Estruturas de aço: dimensionamento prático, 2009.

 

Diante do apresentado, considere as seguintes afirmações:

I. Instabilidade por flexão, cujos conceitos básicos foram estudados na resistência dos materiais, e que consiste na perda da condição de equilíbrio da barra em sua configuração retilínea inicial.
II. Instabilidade por torção, onde o eixo da barra se mantém retilíneo da barra, porém há rotação relativa entre as seções das extremidades da barra, sob ação da força normal de compressão.
III. Instabilidade por flexo-torção, quando há uma combinação dos dois efeitos simultaneamente.
IV. Desses três comportamentos, a instabilidade por flexão é o mais relevante em peças de seção duplamente simétrica e convenientemente travadas.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

3ª QUESTÃO
Em estruturas metálicas, é comum que certos elementos – como vigas e barras horizontais – sejam submetidos a cargas transversais, ou seja, forças aplicadas perpendicularmente ao seu eixo. Quando isso ocorre, o elemento sofre o chamado esforço de flexão. Esse tipo de esforço gera um momento fletor interno que tende a curvar o perfil metálico, exigindo que ele tenha resistência suficiente para suportar tanto o momento quanto os esforços de corte associados.
Os perfis metálicos utilizados nessas situações – como os perfis I, H, U ou C – são projetados com geometrias específicas que aumentam sua eficiência estrutural, otimizando a resistência à flexão com o menor peso possível. A escolha adequada do perfil e o correto dimensionamento são fundamentais para garantir a segurança, o desempenho e a economia da estrutura.
Fonte: DINIZ, A. C. M.; LUIZ, C. B. Estrutura de Aço e Madeira. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.


Considerando as informações do texto-base, assinale a alternativa correta sobre a caracterização das peças fletidas de aço.
 

ALTERNATIVAS

Estão sempre submetidas exclusivamente à tração axial.

Suportam esforços apenas de compressão e flambagem.

Trabalham principalmente sob o efeito de momentos fletores.

Não sofrem deformações quando submetidas a cargas transversais.

São usadas apenas como base de fundações em estruturas metálicas.

4ª QUESTÃO

Segundo a NBR 7190:1997, peças comprimidas de madeira, quando corretamente dimensionadas podem ser utilizadas com segurança em projetos estruturais. A norma classifica os elementos comprimidos de acordo com o índice de esbeltez, permitindo, por exemplo, que peças curtas – com índice menor ou igual a 40 – sejam dimensionadas como submetidas apenas à compressão simples. Este é o caso dos pilares, peças verticais que suportam cargas axiais e transmitem os esforços para a fundação. Sua correta utilização depende da consideração dos fatores como classe de carregamento, umidade e qualidade da madeira. Quando essas condições são atendidas, os pilares de madeira se mostram elementos confiáveis e sustentáveis para a construção civil.

Fonte: DINIZ, A. C. M.; LUIZ, C. B. Estrutura de Aço e Madeira. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.

​Considerando as diretrizes normativas e as características estruturais atribuídas aos elementos comprimidos de madeira, analise e identifique a alternativa correta sobre a função e o comportamento de um pilar de madeira em uma estrutura.

ALTERNATIVAS

É um componente que trabalha apenas sob flexão, como vigas.

É usado exclusivamente para fins decorativos, sem função estrutural.

É sempre enterrado no solo e usado apenas em fundações temporárias.

É um elemento estrutural de madeira submetido apenas a esforços de tração.

É uma peça de madeira que transmite cargas verticais para os apoios, trabalhando principalmente à compressão.

5ª QUESTÃO
Estruturas pré-fabricadas, como as estruturas metálicas, devem receber especial atenção no dimensionamento das suas ligações. Nas ligações por tração, é necessário avaliar a falha do conector à tração. Pensando nisso, determine o número mínimo de parafusos A325 (fu=825 MPa) de diâmetro igual a 19 mm, necessários para resistir a força de cálculo F = 450 kN. Admita que as chapas das mesas são bastante rígidas e, portanto, o efeito alavanca pode ser desconsiderado.  



​Assinale a alternativa correta que apresenta o número mínimo de parafusos necessários para garantir a segurança da ligação.
 
ALTERNATIVAS

2 parafusos.

3 parafusos.

4 parafusos.

5 parafusos.

6 parafusos.

6ª QUESTÃO
As ligações das estruturas metálicas são pontos críticos que merecem grande atenção. Isso porque elas devem garantir a transferencia adequada dos esforços entre dois elementos estruturais.
Fonte: Autor (2024).


Com base no seu conhecimento a respeito das ligações por tração, utilize o formulário a seguir e determine o número mínimo de parafusos para uma ligação por tração executada com parafusos A325 (fu = 825 MPa) de diâmetro igual a 19 mm e que a força solicitante de cálculo equivale a 750 kN. Considere que as chapas das mesas são bastante rígidas e, portanto, o efeito alavanca pode ser desconsiderado. 



Assinale a alternativa que apresenta o número mínimo de parafusos necessários para garantir a segurança da ligação.
 

ALTERNATIVAS

2 parafusos.

3 parafusos.

4 parafusos.

5 parafusos.

6 parafusos.

7ª QUESTÃO
A NBR 8800 é utilizada tanto para as estruturas de aço quanto para as estruturas mistas, isto é, de aço com concreto, que são as mais comumente encontradas. Seu texto estabelece critérios para o projeto de estruturas de aço e define as características e propriedades dos materiais.
Fonte: PFEIL, Walter. Estruturas de aço: dimensionamento prático, 2009.

 

No que se refere às peças comprimidas de aço, analise as afirmativas abaixo:

I. Para verificar o coeficiente redutor Q da NBR 8800 deve-se verificar a categoria da seção transversal da estrutura em questão, de acordo com a tabela da norma. As categorias são divididas de acordo com a relação entre a largura da mesa e a espessura da alma.
II. Para obter o valor do fator k, é necessário considerar as condições de apoio da peça e a excentricidade de carga. A NBR 8800 apresenta valores tabelados de k para diferentes condições de apoio e excentricidades de carga.
III. A NBR 8800 apresenta a seguinte equação para o comprimento de flambagem de uma estrutura comprimida:
Lb = kLr
Onde:
Lb = comprimento efetivo de flambagem
k = é o valor característico das ações excepcionais. O coeficiente de ponderação relativo à ação excepcional que figura nas combinações últimas excepcionais, salvo indicação em contrário, expressa em norma relativa ao tipo de construção e de material considerados.
Lr = comprimento de referência da peça.
IV. O comprimento de referência Lr é calculado de acordo com o tipo de seção transversal da peça e sua orientação em relação à direção de carregamento. A NBR 8800 apresenta fórmulas para o cálculo de Lr para diferentes tipos de seções (tubulares, retangulares, circulares, etc.).

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

8ª QUESTÃO
O coeficiente de modificação estima aspectos que influenciam e impactam as propriedades da madeira e não são levados em consideração no coeficiente de minoração. Sendo assim, esse coeficiente é definido pelo produto de três coeficientes parciais.
Fonte: LUIZ, Camila Barella; DINIZ, Anne Caroline Monteiro. Estrutura de Aço e Madeira. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.

 

Diante do apresentado, considere as seguintes afirmações:

I. O primeiro coeficiente parcial de modificação, kmod1, depende da classe de carregamento da estrutura avaliada e do tipo de material utilizado.
II. O segundo coeficiente parcial de modificação, kmod2, leva em consideração a classe de umidade da madeira.
III. O terceiro e último coeficiente parcial de modificação, kmod 3, refere-se à qualidade da madeira empregada, isto quer dizer que a madeira é de primeira ou segunda categoria.
IV. A consideração do coeficiente de modificação é o suficiente para realizar as combinações necessárias, dessa forma, dispensa a aplicação de coeficientes de minoração e de majoração.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
A ABNT NBR 8800:2008 define critérios e métodos para o dimensionamento de peças estruturais de aço, considerando os diversos modos de falha possíveis. Dentre eles, destaca-se o fenômeno da flambagem, que ocorre principalmente em peças submetidas à compressão axial, como pilares e barras comprimidas. A norma estabelece procedimentos para o cálculo da resistência de cálculo à compressão, levando em conta o comprimento de flambagem, a esbeltez da peça e os coeficientes de redução por instabilidade.
Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 8800 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.


Neste contexto, assinale a alternativa correta sobre o que acontece com as peças de aço quando ocorre o fenômeno da flambagem.
 

ALTERNATIVAS

A peça se rompe repentinamente por tração.

A peça se alonga excessivamente devido à temperatura.

A peça gira ao redor de seu próprio eixo por efeito de torção.

A peça flete devido a uma carga aplicada transversalmente ao seu eixo.

A peça sofre uma curvatura lateral sob compressão antes de atingir sua resistência máxima.

10ª QUESTÃO
Uma peça comprimida de aço é um elemento estrutural submetido predominantemente a esforços de compressão ao longo de seu eixo longitudinal. Esse tipo de peça é comum em estruturas metálicas, como pilares e colunas, e seu comportamento está diretamente relacionado à sua capacidade de resistir ao encurtamento e à flambagem. Na engenharia, o correto dimensionamento dessas peças é essencial para garantir a estabilidade e segurança da estrutura como um todo. Nesta atividade, iremos analisar as principais características de uma peça comprimida de aço, considerando sua geometria, propriedades do material e as ações aplicadas, com o objetivo de compreender seu desempenho estrutural e os critérios de projeto conforme as normas técnicas vigentes.
Fonte: DINIZ, A. C. M.; LUIZ, C. B. Estrutura de Aço e Madeira. Maringá – PR.: Unicesumar, 2021.


Com base no comportamento de perfis comprimidos de aço, assinale a alternativa correta.
 

ALTERNATIVAS

A flambagem de perfis de aço ocorre apenas em estruturas com grandes vãos.

Perfis tubulares de aço são imunes à flambagem por possuírem seção fechada.

Perfis com maior esbeltez sempre falham por escoamento antes da flambagem.

Perfis de aço submetidos à compressão nunca sofrem flambagem se forem curtos.

A flambagem é um modo de falha comum em perfis comprimidos de aço, especialmente quando apresentam alta esbeltez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Olá Como Podemos ajudá-lo?