mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 2 – AGRON – BIOLOGIA VEGETAL – 51_2025
Período: 17/03/2025 08:00 a 27/04/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 28/04/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
As características dos organismos vivos, como as dos átomos ou moléculas, não aparecem gradualmente à medida que o grau de organização aumenta. Elas surgem quase que repentinamente, e especificamente na forma de uma célula viva – diferente dos átomos e das moléculas dos quais ela é constituída. A vida começa quando a célula aparece. O reconhecimento de que todos os organismos são constituídos de células foi um dos grandes avanços conceituais da história da biologia.
RAVEN, P. H., EVERT, R. F., & EICHHORN, S. E. (2005). Biologia Vegetal. 6ª edição. Guanabara Koogan.


Após a leitura destas informações e relembrando sobre a célula, avalie as afirmativas a seguir.
 
I. A membrana plasmática nas células que tem como função separar os conteúdos celulares do meio externo.
II. Nas células eucarióticas existe uma membrana nuclear, que delimita o DNA, enquanto nas células procarióticas não existe o envoltório nuclear, o material genético encontra-se em uma região denominada de nucleóide.  
III. Substâncias lipídicas como óleos, ceras e o amido um polissacarídeo são exemplos de substâncias resultantes do metabolismo celular conhecidas como substâncias ergásticas.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

2ª QUESTÃO
“O objetivo do nome científico é sua utilização como veículo de comunicação universal, ou seja, o nome deve permitir, por exemplo, que se pense imediata e inequivocamente nos conceitos esperados, caracteres morfológicos ou mesmo no posicionamento hierárquico, através da compreensão do sufixo que acompanha o nome da família ou das categorias superiores”.

 

Biologia Vegetal. Roberta Andressa Pereira, Unicesumar; Indaial, SC: Arqué, 2023.

 
Considerando o parágrafo acima e de posse do conhecimento adquirido na aula sobre a nomenclatura dos vegetais, é possível compreender que:
 
I.  O nome de uma espécie é único e formado por dois nomes: o primeiro representa a ordem a que pertence a espécie e o segundo constitui o epíteto específico
II. O nome do autor deve ser citado junto com o nome científico da planta, demonstrando sua devida importância e popularidade pela descoberta da espécie em questão.
III. O nome científico deve ser escrito em latim, composto pelo gênero, expresso com letra inicial maiúscula, e por um segundo termo que determina a espécie, escrito sempre com letra inicial minúscula.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

3ª QUESTÃO
A taxonomia é a parte prática da sistemática, envolvendo a identificação, nomenclatura e categorização dos diferentes grupos de plantas. Os sistemas de classificação das plantas, como o sistema de classificação de Lineu e o sistema APG (Angiosperm Phylogeny Group), têm evoluído ao longo do tempo à medida que a compreensão da filogenia das plantas avança.

 

Elaborado pelo professor, 2024.

 
A partir da leitura do texto sobre a sistemática vegetal, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A análise cladística tenta entender as sequências de ramificações (genealogia) com base na presença de caracteres derivados compartilhados.
 

PORQUE

 
II. Isso resulta em uma representação gráfica, ou cladograma, que é um modelo de trabalho das relações filogenéticas de um grupo de organismos.
 
A respeito dessas asserções relacionadas ciência da diversidade biológica, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

4ª QUESTÃO
O Reino Fungi (hoje chamado Eumycota ou fungos verdadeiros) partilha um ancestral comum, sendo, portanto, um grupo monofilético. Os grupos dos fungos ditos como verdadeiros compreendem as divisões Chytridiomycota, Zygomycota, Glomeromycota e o grupo Dicarya (Ascomycota e Basidiomycota) podem caracterizados por vários aspectos.
EVERT, R.F., EICHHORN, S.E.; Biologia Vegetal. Rio de Janeiro. 8º edição. 2014.

  
Considerando o parágrafo acima sobre os Eumycota e suas características, é possível compreender que:
 
I. Organismos são eucarióticos, ausência de clorofila, apresentam parede celular com quitina, um polissacarídeo que confere rigidez.
II. São heterotróficos por absorção, degradam a matéria orgânica pela produção de secreção de enzimas e armazenam o glicogênio em suas células.  
III. A reprodução deste grupo é estritamente sexuada, a formação de gametas, que se unem para formar uma estrutura inicial chamado zigoto que se desenvolve em esporo.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO
O Reino Plantae desempenha um papel vital na sustentabilidade do planeta Terra, desafiando a interdependência entre as plantas e os seres humanos. Além de serem fontes primárias de alimentos, as plantas desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio ambiental por meio do processo de fotossíntese, que contribui para a produção de oxigênio e a absorção de dióxido de carbono. Além disso, as plantas fornecem matérias-primas essenciais para a fabricação de diversos produtos, incluindo medicamentos, fibras e combustíveis renováveis. Além dos benefícios diretos, as paisagens vegetais desempenham um papel fundamental na preservação da biodiversidade e na proteção de ecossistemas.
Raven, P. H., Evert, R. F., & Eichhorn, S. E. (2005). Biologia Vegetal. 6ª edição. Guanabara Koogan.


Sobre o Reino Plantae, é possível compreender que:
 
I. Os vegetais produzem através da fotossíntese a glicose que por sua vez pode ser transformada em  amido que é a sua reserva de energia.
II. As Embriófitas para se desenvolverem apresentam embriões multicelulares e uma geração no seu ciclo de vida, o gametófito haplóide.
III. Uma característica importante nas plantas é a presença dos pigmentos fotossintéticos, como a clorofila e os pigmentos acessórios.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO
Ambas as estratégias reprodutivas, sexuada e assexuada, desempenham papeis complementares na sobrevivência e evolução dos fungos, garantindo a continuidade da espécie em diferentes condições ambientais.

                                                                                                                                                                  Evert, R. F., & Eichhorn, S. E. (2014). Biologia Vegetal. 8ª edição. Guanabara Koogan
 
Considerando o parágrafo acima e de posse do conhecimento adquirido na aula sobre a reprodução dos fungos, é possível compreender que
 
I.  No brotamento, o micélio do fungo se rompe em partes menores, que podem crescer e se desenvolver independentemente, dando origem a novos organismos.
II. Na fragmentação uma protuberância se forma na superfície do organismo parental, cresce e eventualmente se separa para formar um novo indivíduo.
III. Já a esporulação envolve a produção e liberação de esporos, estruturas unicelulares capazes de gerar novos fungos quando encontram condições adequadas
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

7ª QUESTÃO
Para estabelecer a classificação de um ser vivo, os pesquisadores levam em conta aspectos morfológicos, fisiológicos, bioquímicos, comportamentais e ecológicos. Essas informações são comparadas com aquelas já existentes a respeito de outras espécies e então determina-se o grau de semelhança entre elas, agrupando-as em categorias que reflitam as relações de parentesco evolutivo entre elas.
Elaborado pelo professor, 2024.


Após a leitura destas informações e relembrando sobre a sistemática vegetal, avalie as afirmativas a seguir.

I. Os organismos são denominados por um binômio e agrupados em categorias taxonômicas dispostas em uma hierarquia.
II. Uma comparação da composição molecular dos organismos pode ser usada para predizer suas relações filogenéticas.
III. Os organismos são classificados filogeneticamente com base em características de analogia, em vez de homologia.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

8ª QUESTÃO
As plantas, assim como os seres vivos, desenvolveram mecanismos complexos de defesa para resistir aos ataques de agentes patogênicos. Além disso, as plantas podem acionar respostas de defesa sistêmicas que fortalecem todo o organismo, tornando-as mais resilientes contra futuros ataques.

Evert, R. F., & Eichhorn, S. E. (2014). Biologia Vegetal. 8ª edição. Guanabara Koogan.



Após a leitura destas informações e relembrando sobre o ataque dos agentes patogênicos nas células, avalie as afirmativas a seguir.
 
I. A produção de compostos químicos tóxicos pela célula, como fitoalexinas e a síntese de proteínas de resistência impedem a propagação dos patógenos.
II. As barreiras físicas, como a cutícula e a parede celular, também desempenham um papel crucial na prevenção da invasão destes patógenos.
III. Polissacarídeos da parede celular, os alcalóides e terpenóides, funcionam como moléculas sinalizadoras na produção de substâncias que inibem os patógenos.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO
O Reino Plantae é vasto e diversificado, abrangendo uma ampla gama de organismos autotróficos, multicelulares e eucariontes. Apesar da diversidade, os indivíduos do Reino Plantae compartilham características fundamentais que os distinguem de outros grupos de organismos.
 

EVERT, R.F., EICHHORN, S.E.; Biologia Vegetal. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 2014.

  
Considerando o parágrafo acima sobre os indivíduos do Reino Plantae e suas características específicas, é possível compreender que:
 
I. Os vegetais são organismos heterótrofos, necessitam de uma fonte de energia externa para se nutrirem.
II. As células que formam o corpo do vegetal apresentam parede celular compostas por celulose.
III. São organismos eucariontes, pois, apresentam células onde o núcleo é envolvido pela carioteca.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

10ª QUESTÃO
O fungo Phytophthora infestans é o agente causal da doença conhecida como requeima nas folhas da batateira (Solanum tuberosum), que teve impactos históricos significativos durante a Grande Fome Irlandesa no século XIX. A interação patógeno-planta envolve a infecção das folhas de batata, resultando na destruição rápida das plantas e consequente perdas na colheita. A compreensão dessas interações é vital para o desenvolvimento de estratégias eficazes de manejo de doenças em cultivos agrícolas.
AGRIOS, G. N. (2005). Plant Pathology. 5th ed. Academic Press.

.
Considerando as informações no texto acima sobre os agentes patogênicos e os vegetais, é possível compreender que:
 
I. A resposta das plantas a esse agente patogênico inclui a ativação de genes de resistência e a produção de compostos antimicrobianos.
II. A célula vegetal pode produzir fitoalexinas, que são moléculas que nutrem as bactérias e fungos no período de infecção destes patógenos.
III. A síntese de lignina pela célula vegetal e deposição na parede celular atua bloqueando a entrada dos agentes fitopatogênicos na célula.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

III, apenas.

I, II e III.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Olá Como Podemos ajudá-lo?