mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 2 – ENF – ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER- 53_2025
Período: 11/08/2025 08:00 a 21/09/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 22/09/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
“O direito à vida, à alimentação, à saúde, à moradia, à educação, ao afeto, aos direitos sexuais e direitos reprodutivos são considerados Direitos Humanos fundamentais. Respeitá-los é promover a vida em sociedade, sem discriminação de classe social, de cultura, de religião, de raça, de etnia, de orientação sexual.”
Fonte: BRASIL. Saúde sexual e saúde reprodutiva. In: BRASIL. Cadernos de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.


Sobre os direitos sexuais e reprodutivos, analise as afirmativas abaixo:

I- Direitos reprodutivos: o direito de as pessoas decidirem se querem, ou não, ter filhos e quantos desejam ter; o direito ao acesso às informações, aos métodos, a meios e métodos para ter, ou não, filhos.

II- Direitos sexuais: o direito de expressar sua sexualidade sem discriminação e com respeito ao corpo do parceiro; o direito de escolha do parceiro sexual; o direito de viver sua sexualidade sem vergonha, culpa ou medo.

III- Direitos reprodutivos: o direito ao sexo seguro para prevenção de IST e gravidez; o direito aos serviços de saúde com sigilo, privacidade e respeito; e o direito à informação e à educação reprodutiva e sexual.

Sobre os direitos sexuais e reprodutivos, é correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

2ª QUESTÃO
“As mulheres podem desenvolver e/ou apresentar diversas alterações ou patologias relacionadas ao sistema reprodutor feminino, dentre elas, os distúrbios menstruais, caracterizados por quaisquer irregularidades do ciclo menstrual”.
Fonte: DALCÓL, Camila; Enfermagem na Saúde da Mulher. Florianópolis, SC. Unicesumar. 2024. 224 p.


Assinale a alternativa que indica distúrbios no ciclo menstrual:
 

ALTERNATIVAS

Candidíase e Vaginose bacteriana.

Anúria, disúria, polidipsia e hematoquezia.

Cistocele, retocele, enterocele e prolapso uterino.

Amenorreia, dismenorreia, menorragia e metrorragia.

Dispareunia, disúria, disquezia, dismenorreia e menorragia.

3ª QUESTÃO
“A mamografia foi descoberta em meados do século XX como um exame de detecção precoce do câncer de mama, sendo difundida como uma intervenção importante para reduzir a mortalidade por câncer de mama”.
Fonte: INCA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015.


Assim, com base nessas informações sobre a mamografia, analise as asserções abaixo:

I- É recomendado que mulheres de 40 a 49 anos realizem mamografia anualmente, mesmo sem alterações no exame físico.
 

PORQUE


II- Estudos mostram que a realização da mamografia nessa faixa etária traz maior eficácia na prevenção de câncer mamário.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

4ª QUESTÃO
Os métodos contraceptivos são importantes, pois dão a autonomia para a mulher decidir sobre o seu planejamento familiar. Diversas opções estão disponíveis nos serviços de saúde. Os métodos barreiras impõem obstáculos mecânicos ou químicos à ascensão dos espermatozoides no canal cervical.
Elaborado pelo professor, 2024.

Analise as afirmações abaixo:

I- Preservativos: conhecidos como “camisinhas”, podem ser masculinos ou femininos, sendo o único método que protege contra as infecções sexualmente transmissíveis, exigindo o uso correto em cada relação sexual e colaboração mútua entre os parceiros. São capas ou revestimentos, geralmente, feitos de látex, que são colocadas no pênis ereto do homem ou no canal vaginal da mulher.

II- Coito interrompido: é quando o homem retira seu pênis da vagina da parceira e ejacula fora dela, mantendo seu sêmen afastado dos genitais externos da mulher, sendo um dos métodos contraceptivos menos eficazes.

III- Diafragma: é um “copo” de látex macio, posicionado no fundo da vagina, de 15 a 30 minutos antes do sexo, com a função de cobrir o cérvix uterino, e possui uma mola flexível para mantê-lo no lugar. Deve ser utilizado junto ao espermicida para proteção contraceptiva adicional, uma vez que o espermicida mata os espermatozoides ou os torna inativos.

Quanto aos contraceptivos, é correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO
“O Ministério da Saúde elaborou o documento Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes, em parceria com diversos setores da sociedade. Visando a implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis. Enfatizando a importância do empoderamento das usuárias do SUS e sua participação nas instâncias de controle social”
Fonte: BRASIL. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde– Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 82 p. ISBN 85-334-0781. Acesso em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf

 
Considerando os objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, avalie as afirmativas a baixo:
 
I- Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território brasileiro.

II- Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.

III- Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO
“As histórias das mulheres na busca pelos serviços de saúde expressam discriminação, frustrações e violações dos direitos e aparecem como fonte de tensão e mal-estar psíquico-físico. Por essa razão, a humanização e a qualidade da atenção implicam na promoção, reconhecimento, e respeito aos seus direitos humanos, dentro de um marco ético que garanta a saúde integral e seu bem-estar. A humanização e a qualidade da atenção são indissociáveis. A qualidade da atenção exige mais do que a resolução de problemas ou a disponibilidade de recursos tecnológicos. E humanização é muito mais do que tratar bem, com delicadeza ou de forma amigável.”
Fonte: BRASIL. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde– Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 82 p. ISBN 85-334-0781. Acesso em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf


Indique qual elemento é preciso ser levando em conta para atingir os princípios de humanização e da qualidade da atenção na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher:

ALTERNATIVAS

Acesso da população às ações e aos serviços de saúde nos três níveis de assistência.

Condição básica para a configuração de redes integradas de atenção à saúde e para a obtenção dos resultados esperados.

O atendimento deverá nortear-se pelo respeito a todas as diferenças, sem discriminação de qualquer espécie e sem imposição de valores e crenças pessoais.

As ações voltadas à melhoria das condições de vida e saúde das mulheres deverão ser executadas de forma articulada com setores governamentais e não-governamentais.

O Sistema Único de Saúde deve estar orientado e capacitado para a atenção integral à saúde da mulher, numa perspectiva que contemple a promoção da saúde, as necessidades de saúde da população feminina, o controle de patologias mais prevalentes nesse grupo e a garantia do direito à saúde.

7ª QUESTÃO
“Estratégias de controle do câncer de mama vêm sendo implementadas no Brasil desde meados do século passado, por meio de ações isoladas e, em décadas recentes, por ações inseridas no contexto de programas de controle do câncer. Esses programas correspondem a um conjunto de ações sistemáticas e integradas, com o objetivo de reduzir a incidência, a mortalidade e a morbidade do câncer em uma dada população.”
Fonte: INCA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2015.

 
Com base nessas informações, analise as afirmativas abaixo:
 
I- O câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no mundo, excluindo o câncer de pele não melanoma, os principais fatores de risco envolvem idade, menarca precoce, menopausa tardia, primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade, obesidade, terapia de reposição hormonal, exposição à radiação, história familiar, sedentarismo e ingestão regular de álcool.

II- Para o rastreamento de câncer de mama, faz-se necessário realizar uma consulta por meio da anamnese e exame clínico das mamas, que auxiliarão na investigação diagnóstica, tanto de paciente com queixas mamárias quanto as sem queixa.

III- O método utilizado para o rastreamento do câncer de mama é o exame Papanicolau, também conhecido como preventivo, ou exame citopatológico, e deve ser ofertado às mulheres de 25 a 64 anos de idade que já tiveram atividade sexual.

Sobre o câncer de mama, é correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

8ª QUESTÃO
No sistema reprodutor feminino, mais precisamente nos ovários, são formadas as células reprodutivas femininas e os hormônios femininos. O estrogênio e a progesterona são dois hormônios que, entre outras coisas, desempenham um papel importante na regulação do ciclo menstrual.
Elaborado pelo professor, 2024.

Assim, com base nessas informações, analise as asserções abaixo:

I- O estrógeno promove um espessamento do endométrio com crescimento dos vasos sanguíneos, que se prepara para receber um possível óvulo fecundado. 
 

PORQUE


II- Se não acontecer a fecundação do óvulo, o corpo lúteo reduzirá por insuficiência de estrógeno e progesterona, causando uma cicatriz no ovário e a descamação do endométrio, com eliminação sanguínea e do óvulo pela vagina.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições falsas.

9ª QUESTÃO
“ A Sífilis trata-se de uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida por via sexual sem uso de preservativo ou de forma vertical (de mãe para o feto durante a gravidez), que, se não tratada de forma precoce, pode evoluir para uma doença crônica, com comprometimento dos sistemas nervoso e cardiovascular.”
Fonte: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ.DALCÓL, Camila; Enfermagem na Saúde da Mulher. Florianópolis, SC. Unicesumar. 2024. 224 p ISBN digital 978-65-6083-257-2.


De acordo com a classificação da Sífilis, assinale a alternativa correta:
 

ALTERNATIVAS

TERCIÁRIA: Trata-se de um período inativo, sem sintomas, que pode durar muito tempo e, depois, retornar na fase terciária, que é mais perigosa.

QUARTENÁRIA: Trata-se de um período inativo, sem sintomas, que pode durar muito tempo e, depois, retornar na fase terciária, que é mais perigosa.

PRIMÁRIA: Após o contágio (relação sexual), surge uma lesão indolor na genitália, que pode desaparecer independente do tratamento.

LATENTE: Surge entre a segunda e oitava semana após as primeiras feridas, com formação de lesões generalizadas, com características de manchas eritematosas e pápulas de cor acastanhada.

SECUNDÁRIA: Os sinais e sintomas aparecem entre três a 12 anos após o início da infecção, com lesões na pele, tipo tubérculos ou goma, podendo apresentar problemas neurológicos, cardiovasculares e articulares.

10ª QUESTÃO
“Durante a consulta de enfermagem, deve-se investigar sobre sinais e sintomas de infecções ou alterações no trato genital feminino, como candidíase, vaginose bacteriana ou infecção urinária. O corrimento genital é uma das condições mais frequentes no consultório ginecológico.”
Fonte: DALCÓL, Camila; Enfermagem na Saúde da Mulher. Florianópolis, SC. Unicesumar. 2024. 224 p ISBN digital 978-65-6083-257-2.


Sobre Infecções do Trato Genital Feminino, assinale a alternativa correta:
 

ALTERNATIVAS

O tratamento de Infecção do Trato Urinário envolve uso de cremes e pomadas antifúngicas, podendo ser oral ou de aplicação local.

Considera-se que a secreção vaginal está dentro da normalidade quando apresenta alteração na cor e no cheiro, consistência e volume.

A candidíase trata-se de uma infecção por fungos Cândida albicans, que acomete as mulheres com a flora vaginal desequilibrada ou com sistema imunológico baixo, podendo acometer outros órgãos.

Gardnerella vaginalis, causada por um vírus que reside na flora vaginal da mulher em fase reprodutiva que causa sintomas como corrimento amarelado, com odor fétido, prurido, e sensação de queimação.

A candidíase, que possui como agente principal a Escherichia coli, sendo a infecções bacterianas mais frequentemente que levam as mulheres a buscarem consulta e possui sintomas como disúria e polaciúria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *