mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 2 – BIO – DIAGNÓSTICO POR IMAGEM – 54_2025
Período: 20/10/2025 08:00 a 30/11/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 01/12/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade. Tem como princípio físico a radiação ionizante para realizar as aquisições de imagens. Desde sua invenção, a tomografia passou por várias gerações devido aos avanços conquistados com o passar dos anos. Cada uma dessas gerações possui características específicas e importantes para compreensão das imagens.
Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.


Desde sua invenção, a tomografia passou por várias gerações. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

Na terceira geração os canais que podem ser compostos por 300 a 1000 são fixos em torno do gantry e o tubo de raio X se move em um ângulo de 360 graus emitindo feixes em forma de leque.

A sexta geração é composta por um equipamento com rotação contínua do tubo e translação da mesa, tubo com duplo foco e dupla fileira de detectores.

A quinta geração tem como característica um feixe único de raio X retilíneo e um único detector coletando dados em lados opostos.

A primeira geração fornece um feixe de raio X em forma de leque podendo ter de 20 a 30 detectores (canais).

Na segunda, a partir de 1990 foi desenvolvido um novo tipo de escaneamento, o volume (helicoidal/espiral).

2ª QUESTÃO
Radiografias contrastadas são imagens obtidas após a administração de um meio de contraste radiopaco. O contraste pode ser administrado por diferentes vias. Os contrastes mais utilizados nesse tipo de exame são os iodados e o sulfato de bário. Para fazer o acompanhamento desse contraste no organismo é usado um equipamento chamado seriógrafo, que tem a capacidade de adquirir imagens em tempo real.
Entre os exames contrastados mais utilizados, existe um que tem como objetivo estudar radiologicamente a forma e função do intestino grosso, assim como detectar qualquer alteração que não esteja dentro da normalidade. A principal indicação desse método é a avaliação do cólon proximal quando não for possível visualizá-lo através da colonoscopia devido a alguma lesão. É utilizado o meio de contraste sulfato de bário simples ou com ar junto.
Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.

 
Diante do exposto, qual é o exame descrito acima?

ALTERNATIVAS

Defecografia.

Enema opaco.

Trânsito intestinal.

Deglutograma ou Videodeglutograma.

Estudo do Esôfago, Estômago e Duodeno (EED).

3ª QUESTÃO
A radioproteção, ou proteção radiológica, é o conjunto de medidas que têm como objetivo proteger tanto as pessoas quanto o meio ambiente dos efeitos adversos provocados pela exposição à radiação. Apesar de os equipamentos modernos proporcionarem boas imagens, reduzindo o número de aquisições radiológicas, reduzem consequentemente a quantidade de radiação, e de oferecer várias vantagens para o diagnóstico, a exposição indevida à radiação ainda pode oferecer uma série de riscos para a saúde.
Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.


Sobre a radioproteção, avalie as afirmações a seguir: 

​I. A limitação da dose individual define que a exposição à radiação deve ser mantida tão baixa quanto razoavelmente exequíveis.
II. O princípio da justificativa leva em consideração que qualquer atividade que envolve radiação ou exposição deve ser justificada e produzir um benefício.
III. O princípio da otimização, o exame deve ser planejado de forma que a exposição à radiação deve ser mantida o menor tempo possível, sem que haja diminuição da qualidade do exame para que não comprometa o diagnóstico.
IV. O princípio de ALARA recomenda que as doses individuais dos profissionais e indivíduos que estão expostos não excedam os limites anuais de dose equivalente estabelecidos.

É correto apenas o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

l e II.

I e IV.

II e III.

III e IV.

I, II e III.

4ª QUESTÃO
A mamografia nos últimos anos ganhou muito espaço na medicina diagnóstica, apresentando o melhor custo-benefício para detecção do câncer de mama, reduzindo mortalidade principalmente em pacientes jovens por volta dos 40 anos em razão da doença. Para a realização de um bom exame de mamografia é importante o conhecimento dos quadrantes e regiões da mama.

Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023

A mama é dividida em quatro quadrantes e regiões, conforme demonstrado na imagem a seguir:



Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023. p. 78 (adaptada)

Nesse contexto, analise a imagem e responda à questão, assinalando a alternativa correta: 

ALTERNATIVAS

A linha horizontal divide cada mama em lateral e medial.

A letra B corresponde a região do quadrante inferior lateral.

A letra A corresponde ao quadrante superior lateral da mama.

As linhas verticais dividem a mama em metade superior e inferior.

A denominação do quadrante será sempre feita pelas regiões lateral e medial da mama.

5ª QUESTÃO
O exame de mamografia é considerado o principal método de imagem para avaliações de lesões nas mamas. É um exame de baixo custo, de fácil acesso à população e por meio do rastreamento do câncer de mama pela análise do método, é possível um diagnóstico precoce da doença, diminuindo consequentemente o índice de mortalidade. Compreender a formação da imagem é sempre importante para facilitar o entendimento do exame e das imagens independentemente do método.
Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.


Quanto a mamografia, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

A imagem em mamografia é formada através de feixes de raios gama, da mesma forma que a imagem em radiografia convencional.

A combinação do colimador, do compressor e da grade são fatores que contribuem para melhorar o contraste na imagem.

Associado ao compressor, fica o protetor de tireoide no qual a paciente fica posicionada com a face de forma lateral.

A grade (bucky) é onde fica posicionado somente o filme ou a placa de imagem no caso de mamografia digital.

O equipamento que faz as aquisições das imagens radiográficas das mamas é chamado de seriógrafo.

6ª QUESTÃO
Para garantir a qualidade de um exame de raio-x, existem diversos fatores que precisam ser considerados. Esses fatores podem depender da colaboração do paciente, posicionamento adequado, a qualidade do aparelho que está sendo usado para fazer as imagens (potência, calibração) e do operador do equipamento. É possível controlar o poder de penetração e a quantidade de raios X gerados utilizando algumas grandezas como: kV, mA e MaS.
Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.

 
Diante desse contexto, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

O mAs é a diferença de potencial, ou seja, o potencial entre o polo negativo e positivo do tubo de raio X capaz de aumentar a energia dos elétrons, e responsável pelo contraste das imagens.

A qualidade de um feixe de raio X refere-se à sua capacidade de penetração e está estreitamente ligada a um dos fatores de controle que é o kV.

Essas grandezas são iguais em todos os equipamentos e não variam de acordo com a espessura e capacidade do mesmo.

O mA é o tempo de exposição do paciente à radiação. É o tempo em que o tubo de raio X permanece com energia.

O uso adequado do colimador não interfere diretamente na qualidade do exame.

7ª QUESTÃO

A definição de osteoporose inclui alterações que ocorrem inicialmente em osso com diminuição da massa óssea, causando osteoporose ou osteopenia. Esse fator está associado à desorganização da microarquitetura óssea e ao aumento do risco de fraturas ósseas. Os locais do esqueleto mais importantes são: a coluna vertebral, o terço proximal do fêmur, o terço distal do rádio e o terço proximal do úmero, pois são eles que possuem maior sensibilidade para fraturas. A radiografia simples é de baixa sensibilidade na identificação de massa óssea e, por isso, não é o método mais indicado nessas situações.

Fonte: MEIRELLES, E. de S. Diagnóstico por imagem na osteoporose. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 43, n. 6, p. 423-427, dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abem/a/NRYR3WGkhSGBfp6ctT8ZGjc/?lang=pt. Acesso em: 24 out. 2023.

Nesse caso, a densitometria óssea é o método mais indicado, pois:

ALTERNATIVAS

A densitometria óssea não pode ser realizada quando há risco de fratura, quem fará esse controle é a radiografia convencional; a densitometria óssea só será realizada para avaliar o risco da fratura acontecer.

A densitometria por absorção de raios-x de dupla energia é atualmente considerada a técnica padrão-ouro para a medida da massa óssea, em função da sua precisão, duração, segurança e custo.

Crianças também podem fazer, afinal existem crianças com alterações ósseas devido ao histórico prévio e, além disso, os índices também possuem valores de referências para crianças.

As médias na densitometria óssea são expressas por índices T e Z, e os dois são realizados no mesmo exame de cada paciente, pois trazem informações diferentes um do outro.

A densimetrometria óssea não é indicada para mulheres em fase pós-menopausa ou com alterações vertebrais radiográficas indicativas de alteração na mineralização óssea.

8ª QUESTÃO
BI-RADS é uma classificação criada em 1993 pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR) com o objetivo de uniformizar as interpretações mamográficas, auxiliando a redução de futuros riscos de má interpretação dos laudos da mamografia e contribuindo com possíveis comparações com quadros clínicos que podem surgir no futuro. A classificação também ajuda o médico mastologista a saber quando é necessária uma investigação mais a fundo de lesões suspeitas que devam ser complementadas com outros métodos ou quando o resultado da mamografia já é suficiente. Dessa forma, o BI-RADS auxilia a padronização das condutas médicas​.

Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.


Sobre a classificação BI-RADS, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

O BIRADS possui 5 categorias de classificação. Em cada uma delas são enquadrados os diferentes tipos de lesões que podem ser encontrados e assim orientam os possíveis tratamentos através do resultado.

Em cada uma dessas classificações, são enquadrados os diferentes tipos de lesões que podem ser encontradas e, assim, orientam os possíveis tratamentos por meio do resultado.

Quando o paciente já foi diagnosticado e está em tratamento de câncer de mama, é comum aparecer o BI-RAD 0. Nesse caso, é necessário acompanhamento do paciente.

A classificação BI-RADS 6 traz que existe uma alteração com alta suspeita de malignidade. É necessário biópsia para confirmação.

BI-RADS 3 recomenda biópsia de imediato.

9ª QUESTÃO
As janelas de imagem representam um papel importante no exame de Tomografia Computadorizada. Elas permitem o ajuste da escala de tons de cinza das imagens, melhorando a visualização de diferentes tipos de estruturas anatômicas conforme a necessidade de cada exame.
Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.


Sobre a janela de imagem de partes moles ou mediastino, assinale a alternativa correta:​

ALTERNATIVAS

Nessa Janela, o foco é o Pulmão. É possível a visualização na janela de alta resolução até mesmo de pequenas calcificações fisiológicas pulmonares que não eram vistas antes em outras técnicas.

É usada para avaliação de definição da parte óssea, nos casos de fratura e avaliação de estruturas ósseas de forma geral.

Essa janela de imagem altera a espessura dos cortes para reduzir o tempo de exame e aumentar a eficiência.

Evidencia tecidos como órgãos e músculos  lesões ou suspeita de alteração nessas regiões.

Aumenta a espessura dos cortes finos para melhorar a qualidade da imagem.

10ª QUESTÃO
A radiografia é o método mais antigo e o mais utilizado atualmente. Com o avanço da tecnologia, equipamentos surgiram com mais potência e qualidade otimizando o aproveitamento da radiação e a qualidade da imagem. Um grande marco na história da radiografia foi a introdução do computador para o processamento das imagens.
Fonte: CHIQUITO, N. C. S. M. Diagnóstico por Imagem. Indalal: Arqué, 2023.

 
Levando em consideração a importância de conhecer cada componente do aparelho de radiografia, assinale a alternativa correta: 

ALTERNATIVAS

Chassis são onde ficam localizados o Cátodo e o Ânodo, que, ao sofrerem a diferença de potencial e o aceleramento de partículas, proporcionarão como resultado a geração de energia e em raio x.

Ampola é uma tela intensificadora utilizadas antes do detector de radiação e têm como objetivo capturar os raios x que passam pelo corpo do paciente.

Bucky vertical é o local onde fica acoplada a bandeja do chassi, utilizado para incidências em que o paciente permanece em pé.

Biombo de chumbo é uma pequena janela que controla onde os raios vão ser irradiados.

Colimador é uma parede com chumbo na sua composição que pode ser fixa ou móvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *