ATIVIDADE 2 – BIO – BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA – 51_2025
Período: 17/03/2025 08:00 a 27/04/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 28/04/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Uma pesquisa realizada em um hospital universitário brasileiro buscou investigar os acidentes com perfurocortantes envolvendo profissionais e estudantes da área da saúde. O objetivo da pesquisa era identificar os principais fatores propiciadores dos acidentes e, com isso, propor mudanças na formação dos profissionais e na sua rotina de trabalho. Para isso, foi realizado um levantamento de dados por meio do registro de acidentes do hospital durante os anos de 2012 e 2017, e as variáveis avaliadas no estudo foram: sexo, idade, ocupação, tipo de exposição, circunstância do acidente, agente causador e uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

 

SOUSA, M. C. D. A. et al. Acidentes com perfurocortantes envolvendo profissionais e estudantes da área de saúde: diagnóstico em um hospital universitário de referência. Revista SUSTINERE, v. 9, n.1, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/51121. Acesso em: 12 jan. 2022.

Considerando as variáveis utilizadas na pesquisa, examine as afirmações a seguir:

I. A idade é classificada como uma variável quantitativa contínua.
II. O sexo, a ocupação e o uso de EPI são classificados como variáveis qualitativas nominais.
III. O tipo de exposição, o agente causador e a circunstância do acidente são classificados como variáveis qualitativas ordinais.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

2ª QUESTÃO
Um estudo foi realizado para avaliar as diferenças entre os sexos nos determinantes da obesidade e sobrepeso em uma determinada cidade. Para isso, compararam os valores de IMC de homens e mulheres. A seguir, são apresentados os valores de IMC (índice de massa corporal) para as amostras dos dois grupos.

Com base nos dados apresentados, avalie as afirmações a seguir:

I. O IMC médio é de 22,01 para mulheres e 29,63 para homens.
II. A mediana dos valores de IMC é de 21,55 no grupo feminino.
III. A amplitude dos dados apresentados é de 15 para os valores de IMC das mulheres.
IV. A variância do IMC feminino é de 22,35 e do IMC masculino é de 45,30, ambos apresentam coeficiente de variação de 0,90 e de 3,23, respectivamente.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e IV, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

II, III e IV, apenas.

3ª QUESTÃO
Os gráficos são ferramentas excelentes para a apresentação de dados. Sua maior vantagem reside na capacidade de comunicar informações complexas de forma rápida e compreensível. Um gráfico bem elaborado permite que o leitor assimile as características essenciais dos dados com facilidade e rapidez. Portanto, a clareza na construção de um gráfico é primordial para facilitar o entendimento e a análise dos dados apresentados.
Fonte: MARTINEZ, Edson Z. Bioestatística para os cursos de graduação da área da saúde. São Paulo: Editora Blucher, 2015. E-book. ISBN 9788521209034. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521209034/. Acesso em: 29 mar. 2024.
Com base no entendimento sobre gráficos aprendido em bioestatística, avalie as afirmações a seguir:

I. O Gráfico de Linhas é interessante no uso de séries temporais, permitindo a visualização de como uma mensuração de interesse se altera ao longo do tempo.
II. O Gráfico de setores, também conhecido como gráfico de pizza, é um gráfico circular, em que os valores são representados proporcionais às respectivas frequências.
III. O histograma é um tipo de gráfico que representa a distribuição de frequências de dados, e é caracterizado por retângulos justapostos, sem espaços entre eles.

O correto se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

4ª QUESTÃO
Os gráficos estão sempre presentes em trabalhos científicos, artigos, congressos, seminários, simpósios, em que é preciso comunicar um grande volume de informações com tempo limitado, de forma compreensível e agradável.
Sobre os diferentes tipos de gráficos, analise as assertivas:


​I. O gráfico de setores comumente é representado por barras verticais.
​II.O gráfico de barras é um gráfico circular, em que os valores são representados proporcionais às respectivas frequências.
III.O histograma é a representação gráfica de uma distribuição de frequências. Esse gráfico pode ser construído a partir de uma distribuição de frequências com ou sem intervalo de classes.
IV.O gráfico de linha é um gráfico muito usado para séries temporais.

É correto o que se afirma em:





 

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, III e IV apenas.

II, III e IV, apenas.

5ª QUESTÃO
Vários estudos epidemiológicos tiveram um impacto significativo na saúde pública. Os ensaios comunitários de suplementação de flúor na água, iniciados na década de 1940, levaram à disseminação da prevenção primária de cáries dentárias. Além disso, o Estudo Framingham, iniciado em 1949, forneceu esclarecimentos importantes sobre as doenças cardiovasculares, contribuindo para a redução da mortalidade cardiovascular nos EUA após seu ápice em meados de 1960.
Fonte: ROTHMAN, Kenneth; GREENLAND, Sander; LASH, Timothy. Epidemiologia moderna. Porto Alegre: Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788536325880. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536325880/. Acesso em: 28 mar. 2024. (adaptado).
Usando o exemplo acima, identifique a seguir a definição de Epidemiologia.
ALTERNATIVAS

O estudo da estatística aplicada às áreas de ciências biológicas e saúde pública.

O estudo da distribuição das doenças nas populações e seus fatores determinantes.

Pesquisa focada em entender aspectos mais subjetivos, como comportamentos, ideias, e pontos de vista.

Análise comparativa de diferentes tecnologias referentes aos seus custos e aos efeitos sobre o estado de saúde.

Pesquisa realizada in vitro, focada em confirmar os efeitos farmacológicos de um medicamento em experimentação.

6ª QUESTÃO
Profissionais de enfermagem enfrentam desafios significativos em seu trabalho diário, incluindo o contato direto com pacientes e com materiais biológicos, aumentando o risco de acidentes ocupacionais. Um estudo focado na saúde do trabalhador registrou o tempo de internação (em dias) de 12 enfermeiros acidentados no trabalho, com os seguintes tempos: 3, 6, 8, 9, 10, 12, 14, 15, 16, 18, 20, 22.
Elaborado pelo professor, 2024.
Considerando as informações do texto, qual é o valor do primeiro quartil do tempo de internação dos profissionais de enfermagem e o que ele significa?
ALTERNATIVAS

7,5 dias, indicando que 50% dos enfermeiros ficaram internado por esse período.

8,5 dias, indicando que 25% dos enfermeiros ficaram internados por até esse período.

9 dias, indicando que 25% dos enfermeiros tiveram um tempo de internação igual a este.

6 dias, indicando que 25% dos enfermeiros tiveram internações breves, de no máximo 6 dias.

10 dias, indicando que 25% dos enfermeiros ficaram internados por um período de até 10 dias.

7ª QUESTÃO
Analise a seguinte frase: “Compreende o conjunto de processos que interagem levando a algum dano na saúde do indivíduo. Esses processos interativos compreendem o tripé agente-homem-ambiente”. Essa definição diz respeito a:
ALTERNATIVAS

Medicina Social

Saúde

Doença

Nenhuma das alternativas

História Natural da Doença

8ª QUESTÃO

O processo saúde-doença é um conceito utilizado para descrever a relação dinâmica entre a saúde e a doença ao longo da vida. Esse processo é influenciado por diversos fatores, como genética, estilo de vida, ambiente, fatores sociais, e econômicos que impactam tanto no desenvolvimento das doenças como na promoção da saúde. Compreender os períodos e fases do processo saúde-doença é importante para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e combate a diversas doenças como também na promoção da saúde, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do indivíduo.

Elaborado pelo professor, 2023.

Considerando o exposto acima, avalie as afirmações abaixo:

I. O período pré-patogênico consiste nas fases pré-clínica, clínica e residual. Esse período corresponde às primeiras ações do agente patogênico por meio de alterações celulares e nas funções do organismo.
II. Os fatores do hospedeiro que influenciam o processo saúde-doença estão relacionados com a genética, anatomia e fisiologia do organismo. Já os fatores ambientais podem ser classificados em relação ao aspecto físico, biológico e social.
III. A partir do conceito de multicausalidade no processo saúde-doença foi estabelecido uma tríade ecológica para identificar fatores de risco representados pelo hospedeiro, agente e o meio ambiente. A saúde de um ser vivo reflete o resultado de equilíbrio e a doença é devido ao desequilíbrio desses  três fatores.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

9ª QUESTÃO
Estudos apontam que dietas inadequadas são a causa principal da dislipidemia. Nessa doença, a gordura saturada eleva significativamente o colesterol plasmático, condição que está associada ao aumento do colesterol total e triglicerídeos. Nesse sentido, um estudo realizou uma análise estatística descritiva para explorar a correlação entre os níveis de triglicerídeos e a idade dos indivíduos. Os resultados desses estudos estão representados no gráfico a seguir.

 

Elaborado pelo professor, 2024.


Fonte: MARTINEZ, Edson Z. Bioestatística para os cursos de graduação da área da saúde: Editora Blucher, 2015. E-book. ISBN 9788521209034. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521209034/. Acesso em: 02 abr. 2024 (adaptado).


 A partir das informações do texto e sobre do gráfico acima é possível afirmar que:

ALTERNATIVAS

Existe uma correlação linear fraca e positiva entre os níveis de triglicerídeos e a idade dos indivíduos.

Existe uma correlação linear forte e negativa entre os níveis de triglicerídeos e a idade dos indivíduos.

Existe uma correlação linear fraca e negativa entre os níveis de triglicerídeos e a idade dos indivíduos.

Existe uma correlação linear moderada e positiva entre os níveis de triglicerídeos e a idade dos indivíduos.

Existe uma correlação linear moderada e negativa entre os níveis de triglicerídeos e a idade dos indivíduos.

10ª QUESTÃO
Uma pesquisa recente estabeleceu uma relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e a ocorrência de mortes precoces no Brasil, estimando que 57 mil mortes anuais precoces são devidas a esse consumo, representando 10,5% de todas as mortes precoces de adultos entre 30 e 69 anos no país.
Fonte: Pesquisa relaciona mortes precoces ao consumo de alimentos ultraprocessados. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/pesquisa-relaciona-mortes-precoces-ao-consumo-de-alimentos-ultraprocessados/ Acesso em: 28 mar. 2024. (adaptado).
Com base nessa informação, qual é a principal contribuição da Bioestatística neste estudo?
ALTERNATIVAS

Estudar os impactos ambientais do processamento de alimentos.

Realizar diagnósticos clínicos individuais sobre doenças alimentares.

Fornecer informações para o desenvolvimento de novos alimentos ultraprocessados.

Avaliar a eficácia de intervenções médicas no tratamento de doenças relacionadas à dieta.

Analisar os dados sobre consumo de alimentos ultraprocessados e mortalidade precoce e a relação entre eles.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Olá Como Podemos ajudá-lo?