mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 2 – ECIV – TEORIA DAS ESTRUTURAS I – 51_2025
Período: 17/03/2025 08:00 a 27/04/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 28/04/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Você, futuro engenheiro (a), sabe que as vigas inclinadas possuem diferenças com relação às vigas convencionais. Em relação a orientação de carregamentos, em uma viga inclinada que suporte ações gravitacionais, como o peso próprio, a carga é sempre direcionada de modo vertical (eixo y).
 

Fonte: Souza, Mateus Henrique. Teoria das estruturas I. Maringá: Unicesumar, 2021.

Sobre os demais carregamentos das vigas inclinadas, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS

Nas escadas, o peso próprio da estrutura já considera o peso das que transitam pelo local.

A carga de vento pode ser considerada ortogonal ao eixo longitudinal de uma estrutura inclinada.

A orientação de carregamentos não depende da situação, sendo idêntica a das vigas convencionais.

Vigas inclinadas estão sujeitas apenas a esforços normais e momentos fletores, não sendo possível o surgimento de esforços cortantes.

Não existem diferenças entre os diagramas de esforço normal em estruturas com carga vertical e ortogonal ao eixo longitudinal da viga inclinada.

2ª QUESTÃO
As grelhas estão muito presentes na engenharia estrutural. Através delas, podemos compreender, por exemplo, o comportamento de algumas estruturas de coberturas e estruturas de pisos. As vinculações das grelhas é de extrema importância e complexidade.
Fonte: SOUZA, M. H. Teoria das estruturas I. Maringá: UniCesumar, 2021.
Observe a grelha apresentada na Figura 1 a seguir:


Figura 1 – Grelha engastada.

Determine a vinculação da estrutura, e assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

Grelha isostática com apoio do terceiro gênero.

Grelha hipostática com apoio do terceiro gênero.

Grelha hiperestática com apoio do terceiro gênero.

Não é possível determinar a estaticidade da grelha.

Grelha hipostática com necessidade de adição de apoios nas extremidades.

3ª QUESTÃO
Os pórticos planos, também nomeados como quadros isostáticos planos, são formados por barras simples, em diferentes direções, a fim de cumprir um papel estrutural. Estruturas, de maneira geral, podem ser compostas por pórticos e conhecer os diagramas é fundamental para uma excelente análise estrutural.
Fonte: SOUZA, M. H. Teoria das estruturas I. Maringá: UniCesumar, 2021.


Figura 1 – Pórtico biapoiado isostático

Analise o pórtico biapoiado isostático apresentado na Figura 1, determine o momento máximo, e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

2 kN.m.

4 kN.m.

5 kN.m.

6 kN.m.

8 kN.m.

4ª QUESTÃO
Toda estrutura precisa estar vinculada, em outras palavras, apoiada em elementos que contribuirão para o seu equilíbrio. Esses vínculos (apoios) podem ser classificados em três tipos: 1º gênero, 2º gênero e 3º gênero. Além disso, através da vinculação podemos classificar a estrutura em isostática, hipoestática e hiperestática.


Fonte: SOUZA, M. H. Teoria das estruturas I. Maringá: UniCesumar, 2021.

Observe o pórtico a seguir:


Figura 1 – Pórtico inclinado.

Sobre a vinculação da estrutura da Figura 1, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

Estrutura isostática cujo número de reações de apoio é igual a 3, sendo duas do apoio de segundo gênero e uma do apoio de primeiro gênero. Essa é uma estrutura com grau de hiperestaticidade igual a 0.

Estrutura hiperestática com cinco reações de apoio, sendo três do engaste e duas do apoio fixo, duas a mais que o número de equações de equilíbrio. Essa é uma estrutura com grau de hiperestaticidade igual a 2.

Estrutura isostática com o número de reações de apoio igual a 6, sendo três de cada apoio fixo, três a mais que o número de equações de equilíbrio. Essa é uma estrutura com grau de hiperestáticidade igual a 3.

Estrutura hipostática com o número de reações de apoio igual a 4, sendo duas de cada apoio fixo, uma a mais que o número de equações de equilíbrio. Essa é uma estrutura com grau de hiperestáticidade igual a 1.

Estrutura hiperestática cujo o número de reações de apoio é igual a 4, sendo duas do engaste e duas do apoio fixo, uma a mais que o número de equações de equilíbrio. Essa é uma estrutura com grau de hiperestáticidade igual a 1.

5ª QUESTÃO
Os vínculos Gerber são normalmente empregados em estruturas de vãos maiores, como as de pontes, por exemplo. De maneira geral, se inicia a construção pelas partes que possuem estabilidade própria, na sequência são posicionadas as partes “dependentes”, utilizando da parte estável da estrutura.
 

Souza, Mateus Henrique. Teoria das estruturas I. Maringá: Unicesumar,2021.


​Em relação as vigas Gerber, assinale a alternativa que ilustra corretamente uma característica destas estruturas.

ALTERNATIVAS

Rótulas são responsáveis por transmitir momentos, forças verticais e horizontais.

O procedimento de cálculo sempre deverá ser iniciado pela parte independente da estrutura.

Um valor de grau de estaticidade de vigas Gerber G > 0 refere-se a uma estrutura hiperestática.

Um valor de grau de estaticidade de vigas Gerber G < 0 refere-se a uma estrutura hiperestática.

Sabemos que as estruturas Gerber podem ser classificadas em estruturas hipostáticas, isostáticas, hiperestáticas, superestáticas e inestáticas.

6ª QUESTÃO
Você, futuro engenheiro (a), sabe que é necessário entender sobre os possíveis esforços internos das estruturas da construção civil. De modo geral, podemos associar às estruturas as solicitações (ou esforços internos) de compressão, tração, cisalhamento, flexão e torção.
 

Fonte: Souza, Mateus Henrique. Teoria das estruturas I. Maringá: Unicesumar, 2021.


A partir de seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta quanto as definições de cada uma das solicitações.

ALTERNATIVAS

Caracteriza-se a flexão pela tendência de corte entre as seções transversais. Exemplo: barras de treliças.

O esforço de torção pode ser descrito como uma tendência de aproximar as seções em transversais. Exemplo de ocorrência: estruturas planas.

O cisalhamento é um tipo de solicitação normal simples entre as seções transversais. Esse tipo de solicitação é muito comum em barras de treliças.

A compressão é um esforço normal simples, que tende a afastar as seções transversais de um elemento. Podemos citar como exemplo para compor esta solicitação os tirantes.

Caracteriza-se a tração como um esforço simples, que tende a afastar as seções que compõem uma estrutura de modo uniforme. Exemplo: solicitação de tirantes, nas construções correntes.

7ª QUESTÃO
A respeito dos quadros simples, ou seja, pórticos planos simples, é possível considerar três situações diferentes: quadro biapoiado, quadro engastado e livre e quadro triarticulado. Para os três casos, as estruturas são consideradas isostáticas.
Fonte: SOUZA, M. H. Teoria das estruturas I. Maringá: UniCesumar, 2021.

Figura 1 – Pórtico simples.

O cálculo das reações de apoio é fundamental para elaborar os diagramas. Dessa forma, determine os respectivos valores das reações dos apoios da estrutura apresentada na Figura 1, e assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

4 kN e 4 kN.

4 kN e 6 kN.

8 kN e 4 kN.

8 kN e 8 kN.

16 kN e 16 kN.

8ª QUESTÃO
As treliças são elementos utilizados em diversas soluções de estruturas, principalmente em estruturas de cobertura. Esse tipo de estrutura é formado por barras esbeltas, conectadas umas às outras, através dos nós. Essas conexões devem formar painéis triangulares, de modo que transmitam os esforços.
Fonte: SOUZA, M. H. Teoria das estruturas I. Maringá: UniCesumar, 2021.
As solicitações de uma treliça devem sempre ser aplicadas nos nós, de modo que as barras sejam submetidas apenas a atuações de:
ALTERNATIVAS

Tração e flexão.

Tração e deflexão.

Compressão e torção.

Tração e compressão.

Compressão e cisalhamento.

9ª QUESTÃO
Você, futuro engenheiro (a), foi solicitado para calcular os esforços internos de uma estrutura em grelha, apresentada a seguir na Figura 1.
 
Figura 1: Estrutura em grelha.

Fonte: Adaptado de Souza, Mateus Henrique. Teoria das estruturas I. Maringá: Unicesumar, 2021.

Sabendo que o momento torçor é um dos esforços que vão atuar de forma significativa na seção, assinale a alternativa correta quanto ao valor correspondente ao momento torçor no apoio C da estrutura.
ALTERNATIVAS

Tc = 0,0 kN.m.

Tc = 3,5 kN.m.

Tc = 10,5 kN.m.

Tc = 18,0 kN.m.

Tc = 21,0 kN.m.

10ª QUESTÃO
Você, futuro engenheiro (a), sabe que diversas estruturas do nosso cotidiano como alguns barracões, portais, e até mesmo edifícios, se comportam estruturalmente como pórticos.
 

Fonte: O Autor, 2023.


A partir dos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta a respeito do assunto.

ALTERNATIVAS

Um quadro triarticulado considera, além de dois apoios articulados, um engaste em um dos extremos da estrutura.

Pórticos biapoiados possuem dois apoios de primeiro gênero e um de terceiro gênero, sendo considerado isostático e estável.

No caso de um pórtico rolante, muito utilizado em indústrias, a carga pode ser considerada distribuída e fixa. Isso faz com que o pórtico seja projetado como se fosse uma estrutura estática.

Estruturas formadas por quadro engastado e livre podem ser compostas por barras em uma única direção, conectadas entre si, considerando que seja apoiado apoios de primeiro e segundo gênero.

Podemos considerar como quadros isostáticos planos os pórticos planos, pois são formados por barras simples, em diferentes direções. É possível considerar três situações diferentes: quadro biapoiado, quadro engastado e livre e quadro triarticulado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Olá Como Podemos ajudá-lo?