mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 2 – EPROD – CIÊNCIAS DOS MATERIAIS – 54_2025
Período: 20/10/2025 08:00 a 30/11/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 01/12/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
lanos cristalográficos são planos que cortam a célula unitária e suas orientações também são dadas por meio de índices. Com exceção dos sistemas cristalinos hexagonais, os planos cristalográficos são especificados por três índices, conhecidos como índices de Miller.
(Ciências dos Materiais. Luis Henrique de Souza. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. 288 p. “Graduação – EAD”.)
 
Julgue as afirmações a seguir, de acordo com as regras de determinação dos índices de planos.
 
I. O plano que intercepta os eixos em 1, ∞, 1 tem índices101.
II. O plano que intercepta os eixos em ∞, ∞, 1 tem índices011.
III. O plano que intercepta os eixos em 1, 1/2, ∞ tem índices120.
IV. O plano que intercepta os eixos em 1, 1/4, 1/2 tem índices142.
 
É correto o que se afirma em
 
ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

2ª QUESTÃO
A estrutura cristalina encontrada em muitos metais possui uma célula unitária com geometria cúbica, na qual os átomos estão localizados em cada um dos vértices e nos centros de todas as faces do cubo. Alguns dos metais familiares que possuem essa estrutura cristalina são o cobre, o alumínio, a prata e o ouro. Nas estruturas CFC, as arestas valem a = 2,8284*R.

Elaborado pelo professor (2022).


Considerando os dados a seguir, o fator de empacotamento atômico (FEA) para a estrutura CFC é igual a:

Dados:
FEA = Ve/Vc
Ve = 4*Volume da esfera
​Vc = a3
Volume da esfera = 4/3*π*R3

ALTERNATIVAS

0,47.

0,57.

0,74.

0,78.

0,87.

3ª QUESTÃO
“É fundamental conhecer o arranjo estrutural dos átomos na formação dos materiais, uma vez que esse arranjo determina muitas das propriedades desses materiais”.
 

SOUZA, Luis Henrique de. Ciências dos Materiais. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p.25. ​

Com base no texto sobre rede cristalina, estrutura cristalina e célula unitária, analise as seguintes afirmativas:

I. Uma rede cristalina é um conceito matemático que representa um arranjo tridimensional de pontos cuja vizinhança é idêntica, servindo como esqueleto para a formação das estruturas cristalinas e os átomos ou grupo de átomos.
II. A estrutura cristalina de um material é determinada pelo arranjo dos átomos, íons ou moléculas, podendo variar de formas simples a complexas, dependendo do tipo de material.
III. A célula unitária é a menor porção da rede cristalina que não pode ser repetida para formar a estrutura cristalina completa.

É correto o que se afirma em

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

4ª QUESTÃO
O arranjo cristalino infinito, tridimensional de pontos, no qual cada ponto possui vizinhanças idênticas, é chamado de rede cristalina. Essa rede cristalina possui os pontos, também chamados de nós, que podem estar arranjados de 14 diferentes formas, conhecidas como redes de Bravais.
Elaborado pelo professor (2022).
A seguir é apresentada uma célula unitária. Com base nos conhecimentos sobre sistemas cristalinos e redes de Bravais, julgue as afirmativas expostas sobre o sistema cristalino e o nome da estrutura para a célula unitária apresentada, sabendo que os parâmetros de rede são: a = 1nm; b = 1,3nm; c = 2,4nm; α ≠ β ≠ γ ≠ 90°.


Fonte: SOUZA, L. H. Ciências dos Materiais. Maringá: Unicesumar, 2019.

I. A célula apresentada é um sistema triclínico.
II. Estrutura tetraédrica de corpo centrado.
III. A célula unitária possui todas as arestas iguais.
IV. A célula unitária é um sistema ortorrômbico.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

I e II, apenas.

III e IV, apenas.

5ª QUESTÃO

Molibdênio é um mineral que se faz presente em pequenas quantidades no organismo humano, e a presença desse nutriente é importante porque ele participa de reações como co-fator de enzimas. Por exemplo, é necessária a presença de molibdênio para oxidar o enxofre que é um componente de proteínas.

Elaborado pelo professor (2022).

Sabendo que o molibidênio possui uma estrutura cristalina CCC (cúbica de corpo centrado), um raio atômico de 0,1363 nm e um peso atômico de 95,94 g/mol, quanto vale a sua massa específica teórica (ρ)?

Dados:

ALTERNATIVAS

0,89 g/cm3.

8,89 g/cm3.

8,98 g/cm3.

9,98 g/cm3.

10,22 g/cm3.

6ª QUESTÃO
Para quem está começando a entender o mundo da eletricidade e da eletrônica, é fundamental começar compreendendo a Lei de Ohm que relaciona os fundamentos da tensão, corrente e resistência, pois estes são os três blocos de construção básicos e necessários para manipular e utilizar a eletricidade. Como não se pode ver a olho nu a tensão de uma bateria ou a energia que flui através de um condutor, os conceitos que relacionam energia podem parecer difíceis de entender em um primeiro momento.
SOUZA, L. H. de. ​Ciências dos Materiais. Maringá: UniCesumar, 2019. 288 p.

Sobre a Lei de Ohm, julgue as afirmações que seguem:

I. Em um sistema pelo qual passa uma corrente de 1,5 A, possuindo resistência de 2,4 Ω, a diferença de potencial será de 3,6 V.
II. Em um sistema pelo qual passa uma corrente de 3 A, possuindo resistência de 3 Ω, a diferença de potencial será de 1 V.
III. Em um sistema pelo qual passa uma corrente de 2 A, possuindo diferença de potencial de 5 V, a resistência será de 2,5 Ω.
IV. Em um sistema submetida a uma diferença de potencial de 3,5 V, possuindo resistência de 7 Ω, a corrente será de 2 A.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

7ª QUESTÃO

A ciência dos materiais é o campo interdisciplinar que estuda as propriedades, o comportamento e as aplicações de diferentes materiais. Essa área envolve a investigação da estrutura interna dos materiais em nível atômico ou molecular e como essa estrutura influencia as propriedades físicas, químicas, mecânicas, elétricas, magnéticas e térmicas dos materiais. Dentro desse contexto os materiais são separados por classes.

​SOUZA, Luis Henrique de. Ciências dos Materiais. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.

Com base na classificação dos materiais, analise as seguintes afirmativas.

I. Os materiais cerâmicos possuem constituição atômica e propriedades semelhantes aos materiais poliméricos, por esse motivo estão classificados no mesmo grupo.
II. Compósitos são materiais que combinam duas ou mais classes de materiais com o intuito de atingir propriedades otimizadas/superiores em comparação com os materiais individuais.
III. Metais são classificados no mesmo grupo das cerâmicas e polímeros devido às suas semelhantes constituições atômicas e propriedades físicas.

É correto o que se afirma em

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

8ª QUESTÃO
A “intensidade” com a qual a difusividade se processa está ligada ao coeficiente de difusividade, que depende de inúmeros parâmetros.
Elaborado pelo Professor, 2019.
 
Considerando o contexto, avalie as afirmações a seguir.
 
I. O coeficiente de difusividade é proporcional à temperatura do processo.
II. O coeficiente de difusividade depende dos átomos relacionados ao processo.
III. O coeficiente de difusividade varia exponencialmente com a temperatura.
IV. Uma das aplicações mais utilizada da difusão é a cementação, que é utilizada a diminuição da dureza de superfícies metálicas.
 
É correto o que se afirma em
 
ALTERNATIVAS

I, II e III, apenas.

I, II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

II, III e IV, apenas.

I, II, III e IV.

9ª QUESTÃO
Magnetismo é o fenômeno no qual os materiais, ditos magnéticos, exercem uma força ou influência de atração ou repulsão sobre outros materiais.

SOUZA, L. H. de. ​Ciências dos Materiais. Maringá: UniCesumar, 2019. 288 p.

Sobre algumas propriedades magnéticas dos materiais, avalie as afirmações a seguir.

I. Materiais diamagnéticos (magnetismo não permanente) apresentam campos magnéticos que persistem apenas enquanto um outro campo magnético está sendo aplicado.
II. O diamagnetismo é uma forma muito fraca de magnetismo, que ocorre quando um campo magnético causa uma mudança no movimento do orbital dos elétrons do material, gerando um pequeno campo em mesmo sentido que o aplicado.
III. Materiais paramagnéticos apresentam momentos de dipolo permanentes, os quais, na ausência de um campo magnético externo, orientam-se de forma aleatória.
IV. Os materiais ferromagnéticos são caracterizados por exibirem magnetizações muito grandes, espontâneas e que persistem mesmo na ausência de um campo magnético.

É correto o que se afirma em

ALTERNATIVAS

I e III, apenas.

II e III, apenas.

II e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, III e IV, apenas.

10ª QUESTÃO
“A ciência e engenharia de materiais é um campo de conhecimento interdisciplinar, que trata do estudo e manipulação da composição e estrutura dos materiais, com o intuito de controlar as propriedades destes por meio da síntese e do processamento para a produção de bens de uso e consumo.”
​SOUZA, Luis Henrique de. Ciências dos Materiais. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. 15.


No contexto da ciência e engenharia dos materiais, os termos “composição” e “estrutura” possuem significados distintos. Qual das alternativas abaixo descreve corretamente esses termos?

ALTERNATIVAS

Composição refere-se à organização dos átomos, moléculas ou íons no material, enquanto estrutura refere-se à constituição química do material.

Composição refere-se ao processo de transformação dos materiais em produtos de uso, enquanto estrutura refere-se ao processo de síntese do material.

Composição refere-se à constituição química do material, enquanto estrutura refere-se à forma como os átomos, moléculas ou íons se organizam para a formação do material.

Composição refere-se ao modo como os materiais sintetizados são transformados em bens de consumo, enquanto estrutura refere-se às substâncias químicas necessárias para a produção do material.

Composição refere-se às substâncias químicas necessárias para a produção de um material, enquanto estrutura refere-se ao modo como os materiais sintetizados são transformados em bens de consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *