mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 3 – GQ – CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA – 51_2025
Período: 03/03/2025 08:00 a 23/03/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 24/03/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

Após a calibração dos instrumentos e equipamentos de medição utilizando padrões rastreáveis aos padrões internacionais e nacionais, se faz necessário o registro das informações resultantes da calibração. A norma NBR 10012:2004, referente aos Sistemas de Gestão de Medição, estabelece que os resultados de calibração sejam registrados de forma que a rastreabilidade de todas as medições possa ser demonstrada. Já a NBR ISO 9001:2015, referente ao Sistema de Gestão da Qualidade, determina que a organização deve reter informação documentada apropriada como evidência de que os recursos de monitoramento e medição sejam adequados para os seus propósitos. Assim, o certificado de calibração pode ser utilizado para o atendimento desses requisitos normativos.

GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 158.

O processo de calibração é de suma importância para garantir a qualidade dos instrumentos utilizados, garantindo um resultado de medição condizente com a grandeza real sendo medida. Com base nessa temática, seguem algumas afirmações para análise:

I- O Certificado de Calibração é emitido após o ajuste do equipamento.
II- Os diagramas de calibração devem incluir as incertezas de medição.
III-O processo de calibração deve ser repetido com periodicidade dependente de cada caso.
IV- A qualidade de um instrumento de medição depende da sua hierarquia de calibração.

É correto afirmar em: ​

ALTERNATIVAS

I e II apenas.

I e IV apenas.

II, III e IV apenas.

Todas estão corretas.

Todas estão incorretas.

2ª QUESTÃO
Considerando que uma única análise não fornece informações sobre a variabilidade dos resultados, geralmente os analistas utilizam entre duas e cinco porções (réplicas) de uma amostra para realizar um procedimento analítico completo. Os resultados individuais, obtidos para um conjunto de medidas, raramente são iguais; assim sendo, normalmente considera-se que o resultado é o valor central do conjunto.
GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Centro Universitário de Maringá: Maringá, 2018.
Assinale a opção que melhor descreve o conceito de precisão.
ALTERNATIVAS

São os erros sistemáticos, ou determinados, que afetam a exatidão dos resultados.

É a proximidade dos resultados em relação aos demais, obtidos exatamente da mesma forma.

É o valor central em um conjunto de dados que tenham sido organizados em ordem de magnitude.

É a diferença entre o valor medido e o valor verdadeiro. O sinal do erro absoluto diz se o valor em questão é mais alto ou mais baixo.

São as leituras de amostras com aproximadamente o mesmo tamanho das que são submetidas a análises externas para atribuir o valor verdadeiro.

3ª QUESTÃO
Em um mercado competitivo, as empresas devem apresentar diferenciais para sobreviverem ou alcançar crescimento e conquistar um número maior de clientes. Atender determinadas especificações constadas em normas ou publicações referentes à gestão da qualidade pode ser um desses diferenciais.

 

Fonte: Disponível em: GALAN, C. R. Controle da Qualidade e Metrologia. 1. ed. Maringá: Unicesumar, 2017.

 

Consderando as informações apresentada sobre a gestão da qualidade, avalie as afirmações a seguir.

 
I. A principal e mais importante norma relacionada à gestão da qualidade é ISO 9001.
II. A norma ISO 9001 tem como foco o cliente, a melhoria contínua e a gestão de processos.
III. A norma ISO 9001 apresenta requisitos para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade.

 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

I e II, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

4ª QUESTÃO

Um dos métodos mais usuais nesta avaliação é o Método MSA (Measurement Systems Analysis) – Análise do Sistema de Medição, o qual é definido como uma metodologia estatística que permite estudar e analisar as condições de operação de um sistema (LIMA; FERREIRA; BARBOSA, 2010). Por meio deste método, é possível quantificar a variabilidade do sistema de medição, permitindo ao gestor verificar a adequação dos instrumentos de medição para o uso pretendido, o que também indica a capacidade dos mesmos de fornecer resultados confiáveis.

AIAG. Manual MSA: Análise do Sistema de Medição. Tradução do Instituto da Qualidade Automotiva. 4. ed. São Paulo: IQA, 2010.
GODOI, T. B. de.; GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Maringá: UniCesumar, 2022.
LIMA, J. T.; FERREIRA, T. F.; BARBOSA, L. Measurement Systems Analysis (MSA): garantindo a consistência dos controles nos processos de fabricação. Revista Banas Qualidade, São Paulo, a. 19, n. 26, p. 74-79, jun. 2010

De acordo com Aiag (2010), para a análise do sistema de medição, é necessário que sejam executados os seguintes passos.

Assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

1. Identificar o problema; 2. Fluxograma do sistema de medição e do processo; 3. Identificar a equipe; 4. Diagrama de causa e efeito; 5. Planejar – Fazer – Estudar – Agir (PDSA); 6. Solução possível e comprovação da correção; 7. Institucionalizar a mudança.

1. Identificar o problema; 2. Identificar a equipe; 3. Fluxograma do sistema de medição e do processo; 4. Diagrama de causa e efeito; 5. Planejar – Fazer – Estudar – Agir (PDSA); 6. Solução possível e comprovação da correção; 7. Institucionalizar a mudança.

1. Identificar o problema; 2. Identificar a equipe; 3. Fluxograma do sistema de medição e do processo; 4. Planejar – Fazer – Estudar – Agir (PDSA); 5. Diagrama de causa e efeito; 6. Solução possível e comprovação da correção; 7. Institucionalizar a mudança.

1. Diagrama de causa e efeito; 2. Identificar a equipe; 3. Fluxograma do sistema de medição e do processo; 4. Identificar o problema; 5. Planejar – Fazer – Estudar – Agir (PDSA); 6. Solução possível e comprovação da correção; 7. Institucionalizar a mudança.

1. Identificar a equipe; 2.Identificar o problema; 3. Fluxograma do sistema de medição e do processo; 4. Diagrama de causa e efeito; 5. Planejar – Fazer – Estudar – Agir (PDSA); 6. Solução possível e comprovação da correção; 7. Institucionalizar a mudança.

5ª QUESTÃO
O Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM, 2008) define o Sistema Internacional de Unidades como: “Sistema de unidades, baseado no Sistema Internacional de Grandezas, incluindo os nomes e os símbolos das unidades e uma série de prefixos com seus nomes e símbolos, em conjunto com regras de utilização, adotado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CG PM)”.
Fonte: Disponível em: GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Centro Universitário de Maringá, Maringá, 2018

Considerando as informações apresentadas sobre o sistema de unidades, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

A grandeza de base de “tempo” recebe o nome de “hora” e tem como símbolo “h”.

A grandeza de base de “temperatura” recebe o nome de “Celsius” e tem como símbolo “°C”.

A grandeza de base de “massa” recebe o nome de “quilograma” e tem como símbolo “kg”.

A grandeza de base de “intensidade luminosa” recebe o nome de “watt” e tem como símbolo “w”.

A grandeza de base de “comprimento” recebe o nome de “centímetro” e tem como símbolo “cm”.

6ª QUESTÃO

A rastreabilidade de instrumentos de medição é definida como a propriedade de um resultado de medição pela qual tal resultado pode ser relacionado à uma __________ por meio de uma cadeia ininterrupta e documentada de calibrações, cada uma contribuindo para a incerteza de medição (INMETRO VIM, 2012, p. 28 apud GALAN, 2021, p. 153).
No Brasil, o ______________ é o provedor de rastreabilidades dos padrões do BIPM (Bureal Internacional de Pesos e Medidas) e detentor do poder de acreditação de laboratórios da Rede Brasileira de Calibração (RBC) e a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE).
A acreditação de laboratórios é um processo ____________, que consiste no reconhecimento da competência técnica para a realização de ensaios e calibrações, de acordo com os requisitos estabelecidos pela norma __________________.

​GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Maringá: UniCesumar, 2021.

Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.

ALTERNATIVAS

Organização, INMETRO, voluntário, ABNT NBR ISO/ IEC 17025:2005 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração.

Referência, INMETRO, voluntário, ABNT NBR ISO/ IEC 17025:2005 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração.

Referência, INMETRO, obrigatório, ABNT NBR ISO/ IEC 17025:2005 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração.

Organização, INMETRO, obrigatório, ABNT NBR ISO/ IEC 17025:2005 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração.

Referência, CONMETRO, obrigatório, ABNT NBR ISO/ IEC 17025:2005 – Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração.

7ª QUESTÃO

Uma medição sem erros, só pode existir se um sistema de medição perfeito existir e a grandeza sob medição (mensurando) tiver um valor único, perfeitamente definido e estável. Como não temos sistema de medição perfeito, temos que considerar a existência de erros de medição.

Fonte:GODOI, T. B. de.; GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Maringá: UniCesumar, 2022.

I- Diferente do erro sistemático, o erro aleatório não pode ser eliminado nem corrigido, mas geralmente reduzido.

II- O erro sistemático é a diferença entre o valor médio e o valor verdadeiro do mensurando.

III- O erro sistemático é a parcela previsível do erro correspondente erro médio.

IV- O erro sistemático não pode ser eliminado, podendo ser reduzido e/ou corrigido.

V- O erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se origina de variações temporais ou espaciais.

Sobre os erros de medição, é correto afirmar que:

ALTERNATIVAS

I e II apenas.

I, III, IV e V apenas

III, IV e V apenas.

IV e V apenas

I,II, III, IV e V

8ª QUESTÃO

 A metrologia pode ser definida como a ciência das medições, que abrange todos os aspectos técnicos e práticos relativos às medições. Já no que diz respeito às suas funções e aplicação, a metrologia é dividida em três áreas: Metrologia Legal, Metrologia Industrial e Metrologia Científica.

GALAN, C. R. Controle de Qualidade e Metrologia. Maringá: UniCesumar, 2021. p. 97.

​Sobre a Metrologia Industrial, seguem afirmações:

I- A Metrologia Industrial, como o próprio nome evidencia, tem o papel de assegurar o funcionamento adequado dos sistemas de medição utilizados na indústria.
II-Estes sistemas de medição são responsáveis pelo controle dos processos produtivos, da garantia da qualidade e segurança do produto final.
III-Os equipamentos que são utilizados para controle dos processos produtivos precisam passar por uma validação periódica que consiste na realização de calibrações e ajustes, para que as medições sejam confiáveis.
IV-A Metrologia Industrial é uma função exclusiva do Estado, visando garantir a qualidade e a credibilidade dos resultados das medições envolvendo transações comerciais, a saúde humana, o meio ambiente e a segurança do cidadão.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, II e IV, apenas.

I, III e IV, apenas.

I, II, III apenas.

Todas estão corretas.

Todas estão incorretas.

9ª QUESTÃO
Após a calibração dos instrumentos e equipamentos de medição, utilizando padrões rastreáveis a padrões internacionais e nacionais, se faz necessário o registro das informações resultantes da calibração, podendo ser utilizado, para esse registro, o certificado de calibração.


Fonte: Disponível em: GALAN, Crislaine Rodrigues. Controle da Qualidade e Metrologia. UniCesumar: 1°ed. Maringá, 2017.

 


Considerando as informações apresentadas sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A norma NBR ISO/IEC 17025 considera o Certificado de Calibração um registro técnico e estabelece requisitos para a sua elaboração.
II. Os resultados expressos em um certificado de calibração são importantes, uma vez que fornecem informações
válidas e úteis que podem auxiliar na tomada de decisões gerenciais.
III. O certificado de calibração pode ser definido como o documento que registra, de forma clara, objetiva e precisa, os resultados de cada calibração ou ensaio de equipamento ou instrumento de medição, de acordo com instruções descritas em métodos adequados.
 
É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

I e II, apenas.

III, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

10ª QUESTÃO
Metrologia é a “ciência da medição e suas aplicações”. Complementando esta definição, dizemos que a “metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza da medição e o campo de aplicação”. Ela existe para sustentar um acordo universal para as unidades de medida, ou seja, a existência de uma padronização dos valores. Para que isso aconteça, deve existir uma estrutura metrológica internacional e nacional para garantir que os instrumentos de medição sejam mantidos e aplicados de forma adequada e correta no dia a dia operacional e nas transações comerciais.

Fonte: Disponível em: https://genexatas.com.br/dia-mundial-da-metrologia-a-importancia-da-medicao-correta/. Acesso em 04 de março de 2021.

Considerando as informações apresentadas sobre os componentes da estrutura do sistema metrológico, assinale a opção correta:

ALTERNATIVAS

A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) faz parte do sistema meteorológico, sendo suas funções determinar e aprovar as principais resoluções relativas à metrologia mundial, com o objetivo de assegurar a utilização e o aperfeiçoamento do SI.

Os Comitês Consultivos (CC) são órgãos nacionais utilizados para conferir se as unidades base do sistema internacional de unidades podem ser alteradas.

Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) tem como missão assegurar a unificação mundial das medidas físicas e sua rastreabilidade ao Sistema Internacional de Unidades (SI).

O Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) elabora as principais resoluções a serem implementadas pelo IPEM-SP.

O Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) tem como missão organizar a conferência geral de pesos e medidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Olá Como Podemos ajudá-lo?