mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 2 – AGRON – FERTILIDADE DO SOLO – 51_2025
Período: 17/03/2025 08:00 a 27/04/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 28/04/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
Um engenheiro agrônomo foi chamado para avaliar uma lavoura de milho que apresentava sintomas de deficiência nutricional. As plantas apresentavam um padrão de amarelecimento começando pelas folhas mais velhas, além de um crescimento reduzido. O produtor informou que não realizou nenhuma adubação nitrogenada na área.
Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base nas informações apresentadas no texto, considerando os aspectos relacionados à deficiência de nitrogênio nas plantas, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

O amarelecimento das folhas mais novas é o primeiro sintoma da deficiência de nitrogênio.

A deficiência de nitrogênio causa inicialmente um crescimento excessivo do sistema radicular.

A clorose das folhas mais velhas ocorre devido ao baixo teor de clorofila, sendo um sintoma característico da deficiência de nitrogênio.

O nitrogênio é um elemento imóvel na planta, por isso os sintomas aparecem primeiro nas folhas mais novas.

A deficiência de nitrogênio não afeta o crescimento da planta, apenas causa alterações na coloração das folhas.

2ª QUESTÃO
Em plantas jovens adequadamente nutridas, a razão entre a absorção de N, P e K em raízes seria de 1:0,1:1, respectivamente. Entretanto, na maior parte dos solos férteis, a razão entre os teores disponíveis de N, P e K na rizosfera é de 1:0,001:1.
Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.
​Se uma planta necessita de 100 kg/ha de N para seu desenvolvimento adequado, qual seria a quantidade ideal de P necessária e qual a quantidade tipicamente disponível no solo, respectivamente?
ALTERNATIVAS

10 kg/ha e 0,1 kg/ha.

1 kg/ha e 0,01 kg/ha.

0,1 kg/ha e 0,001 kg/ha.

10 kg/ha e 1 kg/ha.

1 kg/ha e 0,1 kg/ha.

3ª QUESTÃO

Em uma lavoura de trigo irrigada, observou-se que a quantidade de nutrientes absorvidos pelas plantas variava dependendo do teor de umidade do solo e da concentração de nutrientes na solução do solo. Um dos principais mecanismos de absorção de nutrientes é o fluxo de massa, diretamente influenciado por esses fatores.

Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.

Assinale a alternativa que melhor descreve o funcionamento do fluxo de massa como mecanismo de absorção de nutrientes pelas raízes das plantas:

ALTERNATIVAS

O fluxo de massa ocorre quando os nutrientes se movem passivamente da solução do solo para a raiz, impulsionados por diferenças de concentração de nutrientes.

O fluxo de massa depende do desenvolvimento radicular e ocorre quando a raiz intercepta diretamente os nutrientes disponíveis na solução do solo.

O fluxo de massa ocorre devido ao movimento de nutrientes da solução do solo para a rizosfera, impulsionado pela transpiração da planta e pelo movimento de água.

O fluxo de massa é limitado ao transporte ativo de nutrientes da solução do solo para dentro da célula radicular.

O fluxo de massa ocorre apenas em solos saturados, em que os nutrientes se movem livremente devido à elevada disponibilidade de água.

4ª QUESTÃO
A disponibilidade de nutrientes no solo é determinada por diversos fatores, sendo fundamentais a intensidade, a quantidade e o poder tampão. As plantas absorvem nutrientes da solução do solo, onde os íons estão presentes, e a fase sólida do solo atua como reserva desses íons. Para manter o equilíbrio entre a fase sólida e a solução, é necessário que a concentração de íons na solução seja suficiente para atender às necessidades da planta, e a fase sólida deve ser capaz de repor os íons que são consumidos ou perdidos.
Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.
​Com base no conceito de disponibilidade de nutrientes no solo, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

O fator intensidade (I) está relacionado com os nutrientes na fase sólida do solo, que fornecem os íons necessários para as plantas de forma contínua.

O fator quantidade (Q) diz respeito à capacidade do solo em repor os nutrientes na solução de maneira imediata, sendo determinado pela quantidade de nutrientes em formas lábeis na fase sólida do solo.

O fator capacidade, ou poder tampão, mede a variação na quantidade de nutrientes na fase sólida em função da variação na concentração de nutrientes na solução do solo, não influenciando a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

O fator intensidade (I) é diretamente relacionado à variação da quantidade de nutrientes na fase sólida do solo, enquanto o fator quantidade (Q) está associado à atividade dos íons absorvíveis na solução do solo.

O fator capacidade (poder tampão) define a quantidade de nutrientes na solução do solo, determinando a rapidez com que o solo perde os íons essenciais para as plantas.

5ª QUESTÃO
 Um produtor rural questiona um consultor sobre a viabilidade de aplicar fertilizantes fosfatados solúveis em área total, argumentando que isso melhoraria a parte operacional do plantio, reduzindo tempo e gastos com maquinário.

Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Com base no texto, considerando os aspectos econômicos e ambientais discutidos, analise as afirmativas a seguir:

I. A aplicação de fertilizantes fosfatados em área total é economicamente vantajosa devido à otimização operacional.
II. As reservas mundiais de fósforo são finitas, o que torna essa prática pouco sustentável a longo prazo.
III. O consumo do insumo aumentaria significativamente com a aplicação em área total.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

6ª QUESTÃO
Em solos tropicais, o fósforo (P) representa um dos nutrientes mais críticos devido à sua complexa dinâmica de disponibilidade, sendo fortemente afetado por processos químicos que limitam seu aproveitamento pelas plantas​. Nesses solos, o fósforo apresenta baixa biodisponibilidade devido a processos de fixação e precipitação. Em um experimento, foram analisadas amostras de solo com diferentes valores de pH.
Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando a fixação de fósforo em diferentes faixas de pH, em qual faixa de pH ocorre a menor fixação total de fósforo, considerando todos os processos (Fe, Al e Ca)?
ALTERNATIVAS

pH 3,0 – 4,0.

pH 4,0 – 5,0.

pH 5,5 – 6,5.

pH 7,0 – 8,0.

pH 8,0 – 9,0.

7ª QUESTÃO

A produtividade agrícola depende de uma série de fatores, e um dos mais críticos é a disponibilidade de nutrientes essenciais para o crescimento das plantas. Justus von Liebig, em 1843, formulou a “Lei do Mínimo”. A Lei do Mínimo fornece um conceito fundamental para compreender a fertilidade do solo.​

Fonte: MELO, R. O. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base na Lei do Mínimo de Justus von Liebig, sobre a influência dos nutrientes no rendimento agrícola, assinale a alternativa correta:

ALTERNATIVAS

A Lei do Mínimo de Liebig indica que o rendimento das colheitas não é influenciado pela falta de um nutriente essencial, desde que os outros estejam presentes em quantidade adequada.

O excesso de qualquer nutriente essencial pode suprir a deficiência de outro, de acordo com a Lei do Mínimo, tornando a falta de um nutriente irrelevante.

A Lei do Mínimo de Liebig afirma que o rendimento de uma colheita será determinado pela ausência de qualquer nutriente essencial, mesmo que outros estejam presentes em abundância.

A deficiência de um único nutriente essencial não afeta o desempenho das plantas, mas pode prejudicar a qualidade do produto final.

A Lei do Mínimo sugere que, desde que haja uma quantidade adequada de nutrientes, a produtividade das plantas será sempre maximizada, independentemente de deficiências específicas.

8ª QUESTÃO
Um agricultor realizou uma análise de solo em sua propriedade e identificou problemas relacionados à acidez. O laudo apresentou um pH de 4,8 e alta concentração de alumínio trocável. Ao examinar o sistema radicular das plantas, foram observadas raízes curtas, grossas e com coloração castanha.
Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando os sintomas observados e as informações do texto-base, assinale a alternativa que explica corretamente o efeito do alumínio trocável no desenvolvimento das plantas:
ALTERNATIVAS

O alumínio trocável atua primariamente na parte aérea da planta, causando clorose internerval nas folhas.

O alumínio trocável atua no meristema apical da raiz, cessando a divisão celular e paralisando o crescimento.

O alumínio trocável promove o alongamento das raízes, mas reduz a absorção de nutrientes.

O alumínio trocável aumenta a disponibilidade de fósforo na solução do solo.

O alumínio trocável estimula o desenvolvimento de pelos radiculares e raízes laterais.

9ª QUESTÃO
A calagem é uma prática agrícola fundamental para a correção da acidez do solo que proporciona diversos benefícios às propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Essa prática consiste na aplicação de materiais corretivos que neutralizam a acidez e fornecem nutrientes essenciais para as plantas.
Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Com relação aos efeitos da calagem no solo, analise as afirmativas a seguir:

I. A calagem eleva o pH do solo para a faixa de 5,5 a 6,5, precipitando o alumínio tóxico na forma de hidróxido de alumínio amorfo.
II. Em solos tropicais, a calagem aumenta a CTC do solo devido ao predomínio de cargas dependentes de pH na fração argila.
III. A calagem melhora a atividade microbiana do solo e favorece a fixação biológica de nitrogênio em culturas como soja e feijão.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

10ª QUESTÃO
A absorção de nitrogênio pelas plantas pode ocorrer em diferentes formas, sendo as principais o nitrato (NO3-) e o amônio (NH4+). Cada forma de absorção possui características específicas com relação ao gasto energético e ao processo de assimilação pela planta.
Fonte: MELO, R. O. de. Fertilidade do solo. Florianópolis: Arqué, 2024.
​Sobre a absorção e assimilação de nitrogênio pelas plantas, analise as afirmativas a seguir:

I. A absorção de nitrato (NO3-) ocorre por meio de um sistema de simporte, necessitando de energia para acontecer.
II. O amônio (NH4+) é absorvido via sistema uniporte, sem gasto de energia, sendo um processo passivo.
III. O amônio deve ser rapidamente incorporado aos esqueletos de carbono nas plantas por ser tóxico aos vegetais.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Olá Como Podemos ajudá-lo?