mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

ATIVIDADE 2 – ECIV – FUNDAÇÕES E OBRAS DE TERRA – 51_2025
Período: 17/03/2025 08:00 a 27/04/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 0,50
Gabarito: Gabarito será liberado no dia 28/04/2025 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO

Analise o trecho a seguir com a descrição de um ensaio de campo: seus objetivos são: determinar os tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência, determinar o nível de água subterrânea, além do índice de resistência a penetração (N) a cada metro perfurado. A cravação é realizada a cada 1 metro de profundidade e retiram-se amostras que são armazenadas em recipientes herméticos e identificados. Ele permite determinar o índice de resistência a penetração (N) que corresponde ao número de golpes de um martelo de 65kg, deixado cair sucessivamente em queda livre de 75cm de altura.

CINTRA, J. C. A. et al. Fundações: ensaios estáticos e dinâmicos. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2013 (adaptado).

Com base no texto, assinale a alternativa que corresponde ao ensaio descrito.

ALTERNATIVAS

Standard Penetration Test – SPT.

Ensaio de Penetração do Cone – CPT.

Ensaio de Palheta – Vane Test.

Ensaios Pressiômetricos – PMT.

Dilatômetro de Marchetti – DMT.

2ª QUESTÃO

Analise o trecho a seguir com a descrição de um ensaio de campo: seu objetivo é medir a resistência ao cisalhamento não drenada de solos coesivos moles saturados. Consiste em medir o torque necessário para cisalhar o solo, segundo uma superfície cilíndrica de ruptura, quando se aplica ao aparelho um movimento de rotação. A instalação do equipamento na cota de ensaio pode ser feita ou por cravação estática ou utilizando furos abertos a trado e/ou por circulação de água.

CINTRA, J. C. A. et al. Fundações: ensaios estáticos e dinâmicos. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2013 (adaptado).

Com base no texto, assinale a alternativa que corresponde ao ensaio descrito:

ALTERNATIVAS

Standard Penetration Test – SPT.

Ensaio de Penetração do Cone – CPT.

Ensaio de Palheta – Vane Test.

Ensaios Pressiômetricos – PMT.

Dilatômetro de Marchetti – DMT.

3ª QUESTÃO
Os tubulões são definidos pela NBR 6122:2019 como o elemento de fundação em que, em pelo menos na sua etapa final de escavação, há a entrada de trabalhador. Sobre esse tipo de fundação, assinale a alternativa correta.
 
ALTERNATIVAS

O tubulão a céu aberto possui profundidade máxima de 3 m.

O tubulão é um exemplo de fundação indireta.

O tubulão a ar comprimido não permite a entrada de água durante a escavação e a concretagem.

A escavação do fuste do tubulão a céu aberto não deve ser mecanizada.

Na escavação do tubulão a céu aberto não deve ser utilizado revestimento metálico.

4ª QUESTÃO

A fundação em uma construção é a estrutura responsável por transmitir as cargas da edificação ao solo, sem causar a ruptura do mesmo. Existem diversos tipos de fundação, podendo ser rasas ou profundas, de acordo com as exigências da obra.

ALBUQUERQUE, P. J. R. de; GARCIA, J. R. Engenharia de Fundações. São Paulo: LTC, 2020 (adaptado).

Com base no texto, analise as afirmativas a seguir:

I. As edificações já possuem seu tipo de fundação definida.

II. O tipo de solo apresenta grande influência na escolha da fundação.

III. O levantamento planialtimétrico é essencial na determinação das cotas e limites do terreno.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.

5ª QUESTÃO
O nome radier indica uma estrutura de fundação direta que recebe a carga de todos os pilares da edificação ou a maior parte dos pilares e distribui estes esforços de maneira uniforme ao solo. Suas principais utilizações ocorrem quando existem muitas sobreposições de áreas de sapatas devido a cargas elevadas dos pilares e baixa resistência dos solos e se deseja uniformizar os recalques pela associação de todos (ou quase todos) os pilares da edificação.
Fonte: SANTOS, Aline Cristina Souza. Fundações e Obras de Terra. Maringá – PR: Unicesumar, 2021.
Conforme o texto apresentado sobre o que é um radier, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

São estruturas utilizadas quando ocorrem casos de pilares situados juntos da divisa do terreno, para evitar que as fundações ultrapassem o limite da área vizinha. Nestes casos, são utilizadas os radiers.

Essa fundação é empregada onde as camadas do subsolo, imediatamente, abaixo das estruturas, não são capazes de suportar as cargas dessas. Neste tipo de fundação, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é oito vezes superior à menor dimensão do elemento.

Um radier pode ser definido como uma fundação em laje maciça ou nervurada ou constituída de lajes e vigas com a função de transmitir as cargas de toda edificação ao solo, por meio de um único elemento. Podemos categorizá-los em: liso, com pedestais ou cogumelos, nervurado, caixão ou estaqueado.

Estrutura cuja tensões de tração, que são máximas na base, sejam inferiores à resistência à tração do concreto, dispensando o uso de armadura. Possui altura constante (reta vertical) ou variável (escalonado em degraus), a forma de sua base, em planta, pode ser quadrada, trapezoidal ou retangular.

Radiers são tipos de fundações diretas rasas executadas em concreto armado, em formato piramidal, e que possuem altura bem reduzida em relação às dimensões de sua base. Sua base pode ter, praticamente, qualquer forma em planta. Deve-se sempre pensar nas dimensões em planta de forma econômica.

6ª QUESTÃO
A escolha do tipo de estaca deve ser realizada por profissional projetista em função de vários fatores, dentre os quais podemos citar os carregamentos, à sua posição, ao material constituinte e seu processo de fabricação. Estes fatores também indicam as principais categorias de classificação de uma estaca.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2025.
Conforme o texto apresentador sobre os tipos de estacas existentes, assilane a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

O processo de execução das estacas tipo Franki é de escavação, onde é feita a remoção do material de solo, semelhante ao método de escavação com fluido estabilizante.

As estacas do tipo Strauss são executadas por cravação com percussão de um pilão em bucha seca. Não é necessária a remoção de solo, uma vez que a cravação desloca o material para seu entorno.

O método construtivo de hélice contínua consiste na escavação executada por meio de perfuração de um trado helicoidal contínuo até a profundidade planejada. Neste método não ocorre a remoção de solo.

O método de estacas cravadas à reação é feito por perfuração rotativa de revestimentos rosqueáveis e recuperáveis, dotados de hélice dupla nas laterais e tampa articulada na extremidade com anel de vedação.

As estacas escavadas com fluido estabilizante são realizadas a partir da execução de um furo por ferramenta de perfuração, simultaneamente, ao lançamento de fluido (lama bentonítica ou polímero sintético) para sustentação das paredes. Também é realizada a remoção de solo.

7ª QUESTÃO
Entender como é a capacidade de carga de um solo é de suma importância para avaliar o comportamento dos solos e poder projetar uma fundação com a segurança necessária para evitar manifestações patológicas. As tensões dos elementos de fundação são distribuídas no solo de acordo com o bulbo de tensões.

Fonte: GUIMARÃES, D.; PETER, E. A. ​Fundações. Porto Alegre: Grupo A, 2018. p. 71 (adaptado).


No método de cálculo da capacidade de carga pelas equações semiempíricas, o tamanho do bulbo de tensões varia conforme o formato da base do elemento de fundação, sendo calculado a partir da Menor Dimensão em Planta (B) do elemento. Desta forma, assinale a alternativa INCORRETA:
 

ALTERNATIVAS

Para um elemento quadrado com largura igual a 1,00 metro, a profundidade do bulbo de tensões será considerada como aproximadamente 2,00 metros.

Para um elemento circular com diâmetro igual a 60 centímetros, a profundidade do bulbo de tensões será considerada como aproximadamente 1,20 metro.

Para um elemento retangular com dimensões de 0,80 x 2,00 m, a profundidade do bulbo de tensões será considerada como aproximadamente 2,4 metros.

Para um elemento retangular com dimensões de 0,80 x 2,00 m, a profundidade do bulbo de tensões será considerada como aproximadamente 1,6 metros.

Para um elemento retangular com dimensões de 0,80 x 4,00 m, a profundidade do bulbo de tensões será considerada como aproximadamente 3,2 metros.

8ª QUESTÃO
Em um projeto de fundações rasas, você foi solicitado a realizar verificações quanto a rigidez de um elemento de fundação de forma a saber qual a altura mínima para que uma sapata com dimensões de 2,5 m x 2,5 m, que recebe cargas de um pilar de 30 cm x 30 cm seja considerada rígida.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2025.
A partir das informações acima, calcule a altura aproximada a partir da qual a sapata em questão pode ser considerada rígida e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

55 cm.

65 cm.

75 cm.

85 cm.

95 cm.

9ª QUESTÃO
A estaca é um elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja trabalho manual em profundidade. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco, argamassa, calda de cimento ou qualquer combinação dos anteriores.
Fonte: ABNT. NBR 6122: Projeto e Execução de Fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
Conforme o texto apresentado sobre as estacas metálicas, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

Podem ser fabricadas ou a partir de reaproveitamento de trilhos das linhas férreas que perderam a sua utilização por desgaste. Geralmente são compostas de aço e com variadas opções de seção transversal.

Um dos principais problemas deste tipo de fundação é a corrosão quando elas se encontram, completamente, enterradas em solo natural, pois a quantidade de oxigênio ao seu redor é suficiente para que a reação química se inicie, rapidamente.

Uma das principais vantagens na utilização das estacas metálicas, quando comparadas com outras estacas, está no seu baixo custo, pois o material que as compõem é barato, e os comprimentos necessários para transferir a carga ao solo são menores.

Geralmente, são indicadas estacas metálicas para a utilização em solo pouco resistente, pois a Tensão Admissível à compressão do aço é baixa e a sua seção transversal, quando composta de perfil esbelto ou tubo vazado, possui características que promovem o corte do solo, durante a cravação.

A cravação de estacas pode ser feita por escavação manual por operários. A escolha da quantidade de operários que acessarão o local do furo deve ser feita de acordo com o tipo, dimensão da estaca, características do solo, condições de vizinhança, características do projeto e peculiaridades do local.

10ª QUESTÃO
Em um projeto de fundações rasas, você foi solicitado a calcular as dimensões em planta de uma sapata para um pilar de 50 x 50 cm e carga de 5000 kN, sendo a taxa admissível no solo igual a 0,4 Mpa. Utilize uma estimativa de 5% de peso próprio em relação a carga do pilar.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2025.
A partir das informações acima, calcule a área necessária da base da sapata em metros quadrados (m²) e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS

2,000 m².

6,250 m².

12,500 m².

13,125 m².

18,750 m².

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Olá Como Podemos ajudá-lo?