mapa unicesumar 2025

mapa unicesumar 2025

MAPA – BIO – BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA – 51_2025
Período: 24/02/2025 08:00 a 27/04/2025 23:59 (Horário de Brasília)
Status: ABERTO
Nota máxima: 3,50
Gabarito: Gabarito não está liberado!
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
MAPA DE BIOESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA

CARO ESTUDANTE, seja bem-vindo à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Bioestatística e Epidemiologia.

Instruções iniciais:

Utilize o modelo de MAPA padrão, disponibilizado em “Material da Disciplina”, para realizar esta atividade. Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA que está na “Sala do Café”.

CONTEXTUALIZAÇÃO     
A dengue hemorrágica é uma complicação grave da dengue que pode ser fatal. Ela ocorre quando o sistema imunológico reage de forma agressiva a uma segunda infecção pelo vírus da dengue, danificando os vasos sanguíneos e causando extravasamento de plasma. Além disso, a dengue reduz a contagem de plaquetas, porque o sistema imunológico produz anticorpos que se ligam a elas, levando à sua destruição precoce. Por esse motivo, a contagem de plaquetas é um dos indicadores de gravidade da dengue hemorrágica, que se caracteriza por uma queda acentuada de plaquetas no sangue.
Conforme a reportagem escrita por Gabriela Maraccini (2024, on-line) para a CNN, os valores de referência para contagem de plaquetas são:
“- Entre 150 mil/mm³ e 350 mil/mm³: corresponde ao nível ideal de plaquetas no sangue;
– Abaixo de 150 mil/mm³: é considerado baixa contagem de plaquetas e deve ser monitorada e investigada a causa. No entanto, ainda não apresenta riscos ao paciente;
– Até 100 mil/mm³: determina um baixo risco de sangramentos, ainda podem ser realizadas cirurgias mais complexas, sem risco à vida do paciente;
– Até 50 mil/mm³: aumenta o risco para sangramentos e, por isso, grandes cirurgias devem ser evitadas, podendo ser realizados apenas procedimentos mais simples;
– Inferior a 20 mil/mm³: risco alto para sangramentos espontâneos, com risco à vida, sendo necessária a transfusão de sangue para aumentar o número de plaquetas”.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/o-que-sao-plaquetas-indicadores-de-gravidade-da-dengue/. Acesso em: 10 jan. 2025.

Considere que você esteja atuando em um laboratório de análises clínicas de um pronto-socorro em uma cidade com número crescente de casos de dengue hemorrágica e que tenha sido designado para apresentar um relatório ao diretor do hospital sobre os casos de dengue hemorrágica atendidos pelo pronto-socorro do hospital. Considere, também, que os dados a seguir referem-se aos resultados dos exames de contagem de plaquetas (mil/mm³) em uma amostra de 40 pacientes que deram entrada no pronto-socorro.
Tabela 1 – Resultados de contagem de plaquetas (x mil/mm³) de 40 pacientes atendidos no pronto-socorro*

​*Os dados desse quadro são hipotéticos.
Fonte: o autor.

DESENVOLVENDO O TRABALHO

a) IDENTIFIQUE a variável de estudo e CLASSIFIQUE-A em qualitativa ou quantitativa, contínua ou discreta. JUSTIFIQUE sua resposta.

b) CONSTRUA a tabela de distribuição de frequência, empregando o passo a passo descrito na Figura 2 da Unidade 2 do livro da disciplina (título da figura: Passo a passo para construção de uma tabela de frequências com intervalo de classes). Apresente, nessa tabela, as seguintes informações: frequência absoluta, frequência relativa, frequência relativa percentual, frequência acumulada, frequência relativa acumulada, frequência relativa acumulada percentual e ponto médio de cada classe. A apresentação deve conter um título e fonte. 

c) Com base na tabela obtida em (b), ELABORE e APRESENTE um histograma que represente os dados de forma visual. Você pode criar um gráfico de colunas utilizando o Excel, apresentando o limite superior de cada classe. O seu gráfico deve conter um título e uma fonte.

d) Com base na tabela obtida em (b), DETERMINE a média e a mediana.

e) Com base no histograma e nas estatísticas média e mediana, obtidos nos itens (b) e (c), respectivamente, RESPONDA à seguinte questão: o conjunto de dados apresenta simetria? JUSTIFIQUE sua resposta.

f) Assumindo que os dados seguem distribuição normal, CONSTRUA, com 95% de confiança (Zc = 1,96), o intervalo de confiança que contenha a média populacional da contagem do número de plaquetas dos pacientes atendidos nesse hospital. Use a variância amostral, a qual é igual a 263.120.881 por mm6, como aproximação do desvio-padrão populacional para a construção do intervalo. Apresente os cálculos.

g) Considere um estudo de caso-controle (dados hipotéticos) em que diabetes e hipertensão arterial foram verificadas como fatores de associação a desenvolver o óbito no caso de dengue hemorrágica. Os casos de dengue hemorrágica são aqueles confirmados por hemograma e por painel viral, e os controles são indivíduos que diferem apenas na ausência da doença, como ilustrado na tabela a seguir. Nesse caso, DETERMINE a razão de chances (OR) e a razão de prevalência (RP) e INTERPRETE os resultados.

Tabela 2 – Distribuição de óbitos por dengue hemorrágica segundo a presença de hipertensão e diabetes
Fonte: o autor.
ALTERNATIVAS
Nenhum arquivo enviado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Olá Como Podemos ajudá-lo?